Profissões do futuro: a onda das carreiras verdes

profissoes do futuro  carreiras verdes

Aquecimento global, escassez de água e energia são assuntos cada vez mais em alta na mídia. O cuidado com o meio ambiente também entrou de vez na pauta das empresas, afinal, exige-se uma postura ética e sustentável das organizações, ou seja, seu crescimento econômico deve ser pensando em conjunto com aspectos sociais e ambientais.

Dessa forma, profissões ligadas ao meio ambiente ganham destaque. Entre as mais promissoras está a de gestão ambiental. Conforme Luciana Furukawa, coordenadora de meio ambiente do Senac (SP), quem escolhe o título de bacharel nesta área sai preparado para implementar ou manter a certificação ISO 14001 dentro das empresas, principalmente nos setores petroquímicos, metalúrgicos ou químicos. “Durante o curso, ele aprende informações básicas de conservação da natureza, ecologia e problemas ligados à poluição do solo e água”, explica.

Enquanto o gestor está ligado ao aspecto administrativo, o engenheiro ambiental, outra profissão do futuro, se preocupa com a execução e tecnologia de projetos. A coordenadora cita como exemplo um programa de retirada de resíduos. Neste caso, o gestor estabelece o modelo de execução e o engenheiro a tecnologia necessária para sua execução.

Gestores ambientais atuam em empresas do setor privado, ONGs, entidades públicas ou instituições relacionadas às questões ambientais. O mesmo vale para os engenheiros, profissionais que também têm espaço em centros de pesquisa, órgãos executores de gerenciamento e controle ambiental, além de universidades.

“O leque também é grande para quem almeja o título de especialista em gestão ambiental”, lembra Furukawa. Segundo a coordenadora, profissionais de várias áreas se interessam pelo curso para atuarem em iniciativas sociais e ambientais dentro das empresas. “Professores, profissionais de comunicação e marketing, por exemplo, atuam em projetos de responsabilidade social”, explica.

Nessa onda também entram os advogados especialistas em direito ambiental, responsáveis por causas que envolvam problemas com a poluição das águas e do ar, provocada especialmente pelo uso de produtos tóxicos nas indústrias. Pelo visto mesmo quem não é do ramo também tem espaço garantido no setor verde, quem sabe não é uma oportunidade para você dar um up na carreira? Boa sorte!

Por Juliana Lopes

Comente