Peter Drucker e o Empreendedorismo

Peter Drucker é, segundo alguns especialistas, o guru da administração moderna. Com o surgimento do que ele chama de "economia de empreendimentos", entre as décadas de 70 e 80, Drucker fez diversas observações sobre o empreendedorismo.

Segundo ele, a inovação é a "ferramenta própria dos empreendedores". Ele trata da inovação como uma disciplina que pode ser ensinada e aprendida, e que leva o empreendedor a tomar conhecimento de como e onde pode obter o sucesso.

Resumindo, para Peter Drucker a essência do empreendedor é transformar idéias inovadoras em ações lucrativas, já que o empreendedor vê nas mudanças as oportunidades de negócios. Mas, essa transformação de idéias deve ser realizada com muito cuidado para que a inovação seja uma necessidade presente e não uma possibilidade futura.

E para você? É assim também? Você consegue identificar essas características nas suas ações? Se a resposta for sim, parabéns e continue investindo no seu processo criativo e inovador. Para mantê-lo observe, debate e pesquise.

Se a resposta for não, não se preocupe. Como bem disse Peter Drucker, a inovação pode ser aprendida e ensinada. Comece agora mesmo a aprender! E não perca sua meta de vista para não dar chance para a concorrência fazê-lo. Fique atento aos requisitos para administrar um novo empreendimento:

* Foco no mercado, sem perder a flexibilidade. Isso quer dizer foco nas oportunidades e não nos problemas.

* Faça suas previsões e inovações em uma área que você domina. Só assim elas se tornarão oportunidades.

* Acredite na missão do seu empreendimento.

* Incentive a troca de idéias, sugestões e informações.

* Certifique-se de que todos entendem o negócio e estão na mesma sinergia.

* Atenção às questões financeiras, tanto para o fluxo de caixa, quanto para o capital que possa ser necessário para ações no futuro. Não pense imediatamente no lucro.

* Procure formar uma boa equipe administrativa.

* Defina o seu papel de empreendedor quanto a sua área de trabalho e de relacionamentos.


* Aprenda com os sucessos e os fracassas inesperados, tanto os seus, quanto os dos concorrentes.

Colunista do Vila Sucesso e Vila Equilíbrio, Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental, além de ser empresária e Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano.

Comente