Perguntas pessoais na entrevista de emprego

Perguntas pessoais na entrevista de emprego

Para que servem aquelas perguntas intermináveis sobre a vida pessoal do candidato durante uma entrevista de emprego? Muitas empresas querem saber se a pessoa mora sozinha ou com os pais, se é solteira ou casada.

Para especialistas em Recursos Humanos, essas questões servem de parâmetro para identificar o perfil do candidato, mas é preciso cuidado para não classificar erroneamente o profissional. Por exemplo, uma pessoa solteira tem menos responsabilidades do que uma casada? Pode até ser, mas cada caso é um caso.

Assim como o simples fato de morar com os pais ou sozinha não determina se uma pessoa é mais acomodada do que a outra. Muitas pessoas moram sozinhas, mas recebem ajuda dos pais, assim como outras moram com os pais mas arcam com a maioria das dívidas.

É errado concluir que ter filhos e ser casada é o mesmo que ter menos disponibilidade para uma viagem à trabalho. Porém, na ânsia por uma vaga, muitas vezes a pessoa diz ter mais disponibilidade do que realmente tem. Portanto, não basta perguntar superficialmente e tirar conclusões precipitadas. E ao candidato, também não adianta omitir nenhum fato.

Por Lívany Salles

Comente