Pense em empreender!

Pense em empreender

Pois que você se pergunta se poderia dar um upgrade na vida financeira e profissional, e em várias situações pensou em começar um novo negócio, tornar-se dona do seu nariz profissionalmente, sobretudo fazer mais dinheiro. Bem, fato é que para diversos autores e pesquisadores de finanças o caminho mais comum para o enriquecimento vem mesmo via empreendedorismo - começar um negócio e perseverar nele. Exemplos não faltam, desde Eike Batista até as J. Sisters, brasileiras que montaram um negócio rentabilíssimo em Nova York com depilação e manicure.

O primeiro passo é ter consciência que empreender requer coragem e persistência. Coragem porque você vai ser a responsável pelos resultados, não terá em quem colocar a culpa - mas terá todo o mérito do sucesso, veja só! A persistência será fundamental porque tudo, no começo, requer repetições e correções. Lembra quando você começou a dirigir, ou ainda lá atrás, quando foi para a nova escola, no primeiro dia? Tudo que é novo mexe com nossas garantias e nos faz aprender, amadurecer. Erramos e acertamos, aprendemos para assim acertar mais e errar menos, mas mesmo quem parecia saber tudo pode ser enganado, já que nunca saberemos tudo: é só lembrar do recente problema enfrentado por um grande empreendedor dono de um canal de TV.

Para ajudar na decisão e por onde começar, aproveite que o ano está no início e analise alguns conceitos (que também valem para quem não quer sair da vida empregatícia e precisa estar atualizada):

Saber bem onde atuar e gostar do que vai realizar - esqueça pensar em algo que "dá dinheiro" somente, até porque diversas áreas trazem excelentes resultados e a princípio pareciam ser apostas inúteis: as J. Sisters inovaram com a depilação com cera (que nos EUA não era comum e continua sendo coisa para poucas) e a manicure como fazemos aqui. Se elas pensassem que não daria certo porque quase ninguém conhecia ambas técnicas, não estariam tão felizes com seus resultados. Elas sabiam bem o ofício delas, e com persistência e dedicação, aliadas ao gostar do que se faz, chegaram lá.

Ter paciência e perseverança - aqui reside o pulo do gato, portanto espere, analise e continue firme com seu projeto, mesmo que muita gente considere complicado, difícil... mas se você acredita na ideia, analisou e viu que era possível, persevere. Lógico que alterações na rota para evitar erros precisam ser feitas, mas não desista simplesmente por conta da pressão das pessoas!

Saiba quanto vai custar - todo negócio exige um investimento inicial, seja de tempo ou recursos. Para o negócio deslanchar será preciso divulgar, fazer publicidade, amostras, promover o produto, ações que tem um custo. Avalie quanto será necessário e tenha uma reserva, pois sempre aparecem despesas extras e é melhor ter uma sobra para garantir a sua paz na nova empreitada.

Tenha a rotina da sua empresa - não é porque o negócio é seu, ou acontece na sua casa que tudo bem, vamos em frente e deixamos a bagunça pra trás! Tenha uma rotina de horários, lugar para trabalhar, se possível um telefone exclusivo para atender às solicitações do seu negócio. Lembre que você precisa saber os custos do negócio - quanto foi gasto de matéria prima, custos de luz, internet, telefone, para avaliar o crescimento e lucratividade. Lembre também que o lucro do negócio precisa ser reinvestido, ou seja, não dá pra colocar tudo no bolso e sair gastando. O negócio, embora seu, não é você.


Prossiga com fé - seu negócio é como uma criança que precisa de cuidados de seus responsáveis, que no caso é você. Não desanime nem pense que tudo é complicado, lembre-se que trabalhando como empregada numa empresa você também iria passar por momentos difíceis, conflitos e tudo aquilo que você já deve ter experienciado no mundo corporativo. Mantenha o foco nos resultados, saiba que graças a empreendedores muita gente tem oportunidades de trabalhar e prosperar. Você enquanto empreendedora será um motor para o crescimento dos negócios tanto para si mesma quanto para a sociedade, e isso deverá ser um motivo para se orgulhar e ser feliz com sua escolha. Tenha fé e acredite que o sucesso, somado ao trabalho e organização, virão para sua vida!

Suyen Miranda é publicitária e consultora de finanças pessoais, atuando no Brasil, Mercosul, Portugal e Angola. Já foi consumidora compulsiva voraz e tornou-se poupadora e empreendedora, e acredita que toda mulher pode e deve ser autônoma e independente financeiramente. suyen@suyenmiranda.com.br

Comente