Peças básicas para moda no trabalho

Peças básicas para moda no trabalho

Divulgação/ Leah K

Que mulher não perde minutos preciosos em frente ao guarda roupa para escolher o look para ir trabalhar? Para facilitar a tarefa de se vestir em locais que pedem um figurino formal é importante ter algumas peças chaves no armário. A estilista Érica Minchin explica que diversos terninhos e tailleurs são fundamentais. “O modelo e a cor vão variar de acordo com o estilo e a mensagem que a pessoa pretende mandar.”

Ela explica que as cores escuras, linhas verticais, golas pontudas ao invés de levemente arredondadas, estampas angulares e sobreposições são detalhes que transmitem uma mensagem mais séria, de alguém menos acessível. Se essa é a sua intenção, a vilamiga Gika dá um bom exemplo no closet virtual, a calça de risca de giz e o blazer colaboram para um visual bem sério.

Se a sua intenção é passar uma imagem mais leve, mais acessível, então aposte nas cores mais claras, detalhes como drapeados e babados, recortes e estampas arredondados. Um exemplo para esse estilo também pode ser encontrado no closet virtual, confira a calça clara.

Quando se fala em básico o preto vem a cabeça, mas Érica explica que apesar de ser o favorito de quase todo mundo, não é a melhor escolha de cor. É que não são todas as pessoas que ficam bem vestindo preto, ao contrário do que muitos acreditam.“Além disso, preto é uma cor pesada, fechada, ainda mais em um terninho. Cores escuras em geral passam a idéia de autoridade, e o preto é a cor que mais reforça isso. No caso de um juiz, que é a autoridade máxima num tribunal, preto é a cor ideal. Mas sobrecarrega a imagem de um advogado que precisa se mostrar acessível e amigável para convencer um júri, por exemplo, nesse caso, pode-se optar por azul marinho, ou marrom, que impõem o respeito que a profissão necessita, mas não passa uma imagem de autoridade inacessível.”

Para usar com os terninhos é necessário ter blusas e camisas básicas. Aposte nas cores neutras e que tem a ver com o resto do look, uma camisa branca é indispensável.


Na hora de escolher os sapatos preste atenção para não ficar parecendo vulgar apostando nas sandálias que mostram muito o pé. Érica acredita que o modelo perfeito de sapato para o ambiente de trabalho é o peep toe, que cobre os pés na medida certa e vai bem em todas as estações do ano.

Por Larissa Alvarez

Comente