Otimize o tempo: e-mails e reuniões

Otimizando o tempo emails e reuniões

Já parou para perguntar quanto tempo você leva durante o dia para ler e-mails, responder, encaminhar, deletar ou organizar em pastas? Quantos deles são realmente importantes? E o celular, já parou para pensar nas horas de conversação que não rendem? E as reuniões intermináveis?

Segundo uma pesquisa realizada pela Tríade do Tempo, o brasileiro gasta cerca de 3 horas para organizar, classificar e responder os e-mails. Esse pode ser o motivo de tantas horas extras e o estresse de não dar conta de tudo em um dia só.

Para otimizar o uso e não desperdiçar horas valiosas, utilize o e-mail com objetividade e clareza. Textos muito longos, mensagens desnecessárias, com cópias para todos, com correntes e várias piadas ocupam boa parte do tempo e, pior, sem perceber.

Se a mensagem é urgente e requer uma ação, o melhor meio é usar o telefone ou falar pessoalmente sobre o conteúdo do e-mail. Estabeleça horários para acessar a caixa de entrada e mantenha apenas os e-mails que realmente interessam. Cancele boletins que não interessam mais. Organize pastas e estabeleça grau de importância.


Ainda de acordo com a pesquisa, em relação às reuniões, 65% das pessoas dizem que são mal administradas e apenas 7% consideram produtivas. O que revela a pouca eficácia das reuniões intermináveis, repletas de discussões e poucas soluções.

Por Lívany Salles

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