Os valores são importantes para você?

Um jovem padre teve a idéia de usar técnicas motivacionais e empreendedoras com os fiéis que compareciam à missa. Então, escreveu uma carta ao bispo e contou seus planos. Dias depois, ele recebia a seguinte resposta do bispo:

“Caro padre, aprecio seu talento e de modo algum me oponho à sua atitude empreendedora. Acho também louvável a iniciativa de estimular os fiéis que participam da missa. Sua estratégia, porém, tem excessos que precisam ser revistos”

. Não nos referimos a Jesus Cristo e seus Apóstolos como JC & Companhia;

. Não se deve chamar o Papa de Guru;

. Os fiéis podem rezar o Pai Nosso de mãos erguidas, mas não fazendo uma "ola";

. A iniciativa de chamar o público para dançar é boa, mas a de fazer um "trenzinho", não

. Os Mandamentos são 10 e não 12. Existem algumas verdades absolutas;

. Não é aconselhável pedir aos fiéis que troquem cartões de visita durante o sermão

. Por fim, não se deve chamar os fiéis de clientes.

Caro Padre, espero que esses deslizes sejam corrigidos e que o senhor separe as coisas: palestra na empresa, sermão na igreja”

Dizem que toda brincadeira tem um quê de verdade, e com essa anedota não é diferente. As invenções do padre que desejava transformar o sermão em palestra nos alertam para exageros que nós também podemos cometer, desvirtuando algo muito precioso para a nossa vida: os valores.

Vivemos num mundo altamente competitivo, onde somos constantemente desafiados a usar a criatividade, superar limites, romper barreiras e ousar.

Sou a primeira pessoa a incentivar todas essas atitudes, desde que os valores das pessoas sejam respeitados. E o que são os valores? São os princípios de conduta, as crenças e os compromissos interiores que norteiam seu comportamento.

Ter consideração pelos valores das pessoas que se relacionam com você, compram o seu produto, contratam os seus serviços ou são parceiras de negócios é mais do que um fundamento ético. É também uma forma de conseguir resultados duradouros naquilo que você faz, pois as pessoas sentem-se valorizadas e os vínculos com elas se fortalecem. Mas não se esqueça de ter a mesma atitude com relação a si mesmo. Seja coerente com os seus valores!

Seja fiel aos seus princípios, à maneira como você quer viver. O verdadeiro sucesso é conquistar metas sem deixar de ser você mesmo.

Colunista do Vila Sucesso e Vila Equilíbrio, Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental, além de ser empresária e Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano.

Comente

Assuntos relacionados: carreira leila navarro limites valores