Os piores erros para se cometer em uma reunião

Os piores erros para se cometer em uma reunião

Quem é que nunca passou por uma ‘saia justa’ durante uma reunião. São raríssimos os casos de pessoas que não viveram situações embaraçosas, ninguém está imune à falhas e muitas vezes o nervosismo auxilia para que as pessoas cometam certas gafes.

As reuniões possuem duas características, os encontros entre pessoas de outras empresas, que necessitam de maior cuidado e atenção. Ou acontecem dentro da corporação e, não exige tantas exigências.

A consultora de etiqueta e comportamento empresarial, Maria Aparecida Araújo enumera as piores gafes para que você possa evitar e fazer bonito nas reuniões.

Fora da empresa

1. Chegar atrasado - A reunião é uma tomada de decisões em conjunto. As pessoas têm suas agendas e o atraso demonstra desrespeito para com os demais colegas.

2. Atender ao telefone - Dar preferência a um assunto, quando outros estão em pauta também demonstra falta de interesse do profissional pelo grupo.

3. Comparecer sem cartão de visitas - Em uma reunião é aconselhado que se faça uma breve apresentação no início do encontro, situando os convidados de quem é você e o que faz. Não apresentar cartão mostra desinteresse e desorganização.

4. Sentar próximo ao líder sem ser convidado - As cadeiras situadas à direita e à esquerda do líder são reservadas para as pessoas que ele pretende destacar durante o encontro. Por isso, devemos nos posicionar com certa distância. Afinal, é melhor que peçam para você se aproxime do que se afaste.

5. Fumar - Neste caso, mesmo que expressamente permitido, é melhor perguntar se pode ou não. Muitas pessoas podem se sentir incomodada com tabaco, o que pode gerar desconforto.

6. Esquecer localização e nome dos participantes - Se os cartões foram trocados no início da reunião, não tem porque isso ocorre. Para evitar essa gafe, alinhe os cartões em relação a ordem geográfica que os participantes estão situados.

7. Não reunir o cartão dos contatos no final da reunião - Os cartões são a ‘cara’ da pessoa. Deixá-los para trás demonstra falta de interesse e organização.

Dentro da empresa

1. Sair da pauta - Demonstra falta de atenção e desrespeito com a equipe, assim como, chegar atrasado ou atender telefone.

2. Perder noção hierárquica - Mesmo conhecendo todos os presentes, não se pode esquecer que você está em um ambiente profissional e que as reuniões são realizadas para que tomadas de decisões sejam feitas.

3. Monopolizar o diálogo - Assim como você, todos os presentes possuem suas tarefas. Por isso, saiba quando escutar e quando falar.

4. Excesso de liberdade, intimidade ou brincadeiras - Não se esqueça: as pessoas que estão ali não são suas amigas e, sim, suas colegas de equipe.

5. Não tomar nota - Demonstra falta de interesse, organização e falta de respeito com os demais participantes.

A consultora afirma que todo profissional deve saber como: chegar, se apresentar, qual a melhor hora para falar e se calar.

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