O trabalho faz você comer mais?

O trabalho faz você comer mais

Foto Site Stuart Miles - http://bit.ly/o69mBt

Nem sempre conseguimos seguir uma alimentação regrada. Diversos fatores nos fazem sabotar a nossa própria dieta, como aquela velha história de que no final de semana podemos comer de tudo e na segunda seguiremos corretamente o cardápio, ou aquela do "só hoje" vou comer esse docinho ou essa lasanha ou esse brigadeiro... Imagine então no trabalho, onde a correria faz com que a pessoa se alimente em diferentes horários?

Está enganado quem acredita que ficar diversas horas no trabalho sem comer ajuda a emagrecer. Sem que percebamos, estamos sempre mastigando, seja um chocolate aqui, um salgado ali e, assim, não chegamos ao peso desejado. Mas o fator mais cruel para quem está lutando para perder peso é, sem dúvida, os colegas de trabalho, muitas vezes não dá para resistir quando eles estão saboreando aquela bolachinha recheada de chocolate ao lado.

"Se a pessoa vai passar do horário do almoço cumprindo as atividades do trabalho e não tem nada em mãos para comer, fatalmente à tarde ela vai sair à procura do que os colegas têm em mãos. O engordar vai acontecer se ela não estiver fazendo as refeições normais, pulando o desjejum e o almoço", disse a nutricionista Vivian Goldberger.

É importante ressaltar que é possível manter uma dieta no ambiente de trabalho, desde que além do café da manhã e do almoço, que são essenciais, a pessoa tenha algumas opções saudáveis na bolsa ou na gaveta do escritório como afirmou Vivian: "Temos dois intervalos entre as refeições principais que são o lanche da manhã e lanche da tarde. Podemos consumir alimentos que não precisam ser conservados na geladeira, como barra de cereal e biscoitos integrais ou fazer uso de sementes, como castanhas ou amêndoas".

Vivian explicou que esses tipos de sementes têm como componente as gorduras monosaturadas que promovem a sensação de saciedade. Podemos ingerir de três a quatro unidades para inibirmos a fome. "É sempre uma questão de conduta pessoal, se você se propôs a ter uma dieta correta, vai ter em mãos aquelas opções que são saudáveis, se você está sentada e vê o colega abrindo uma caixa de bombons, lhe dá vontade de comer e você não tem nada para distrair o estômago na gaveta, certamente não vai resistir", comenta a nutricionista.

Para o psicólogo, e também filósofo José Carlos Vitor Gomes, quando não seguimos a dieta no trabalho é devido ao fator chamado mimetismo, ou seja, copiamos a alimentação e os modos dos outros colegas. "Desejamos fazer as coisas iguais às outras pessoas que estão à nossa volta e que estão dentro de um mesmo sistema", disse ele.


José Carlos esclarece que para seguir a dieta de maneira correta não é necessário que a pessoa saia do convívio social, basta ter forças de vontade para não desistir. "Essa influência na alimentação por causa dos colegas vai até certo ponto, tem limites. Ela tem que saber muito bem o porquê de estar fazendo aquela dieta, se é para melhorar a qualidade de vida ou perder peso".

Para Vivian Goldberger nem sempre os colegas de trabalho nos induzem para uma má alimentação, às vezes eles nos ajudam para prosseguirmos com a dieta. "Em alguns casos, quando a pessoa fala que está fazendo uma dieta para emagrecer de forma saudável, os outros colegas também fazem uma alimentação balanceada para dar apoio".

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente