O que o Brasil tem a oferecer ao mundo? O "TED" responde

O que o Brasil tem a oferecer ao mundo O TED respo

Site TED/São Paulo

Quem tem iniciativas especiais para um mundo melhor está lá. Evento que começou sem muita pretensão, isso na Califórnia, em 1984, e já tem na sua lista de palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore e Michelle Obama, o TED pela primeira vez ele será realizado em São Paulo.

A conferência será no dia 14, no Teatro Anhembi Morumbi, e vai reunir experts em várias áreas. São pensadores, músicos, biólogos, designers, entre outros, que fazem palestras curtinhas, mas cheias de conteúdo. Eles têm até 15 minutos para mostrar aos seus convidados que não vieram para esse mundo a passeio. Por isso, em algumas das várias edições espalhadas pelo mundo, incluindo a Global, que é feita todo o ano em Oxford (Inglaterra), as inscrições se esgotam um ano antes, com um detalhe: também não é qualquer um que participa, você precisa mostrar que tem algo para somar. Ser uma pessoa criativa, inovadora e comprometida em fazer a diferença no mundo. Conforme a organização, sem uma plateia impressionante não se consegue atrair palestrantes excepcionais.

No TEDxSP, os temas vão girar em torno da seguinte pergunta: "O que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora?". Entre os convidados estão Regina Casé e Vitor Araújo, pianista de 20 anos e uma das maiores promessas da música erudita por aqui.

Também na lista estão Fabio Colletti Barbosa, presidente do grupo Santander Brasil e Silvio Meira Cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), um dos maiores pesquisadores de Engenharia de Software no Brasil. Democrático, o TED ainda vai apresentar Adozinda Kuhlmann, ou Dona Adozinda, de 92 anos, professora de pessoas com deficiência física e mental. Ela ainda escreveu letras de música especialmente para os cantores Zeca Pagodinho e Roberto Carlos.

A lista dos convidados está no site do evento www.tedxsaopaulo.com.br. O último foi realizado na Índia e teve na sua lista de convidados Ananda Shankar Jayant. Ela contou como a dança ajudou na sua luta contra o câncer.


Quem não conseguiu se inscrever pode acompanhar um pouco das conversas pelo twitter (www.twitter.com/tedxsp). No site global (www.ted.com) dá para ver muitas das palestras já realizadas, inclusive com legendas em português.

Por Juliana Lopes

Comente