O que fazer quando se está na “geladeira”?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Hoje, com todas as reestruturações, fusões, aquisições e outras mudanças que ocorrem com as empresas, é bastante comum que um profissional seja transferido para uma função ou área que considera nada ter a ver com ele. Dá a impressão que a carreira sofreu um desvio de curso ou mesmo uma parada, como se o profissional tivesse sido temporariamente colocado na “geladeira”. Ele questiona o sentido de tudo aquilo e sua motivação desaba.

Bem, normalmente é isso que acontece com alguém nessa situação, mas não precisa ser assim. É possível encontrar motivação para seguir em frente: tudo depende da forma como se encaram as coisas.

Se as circunstâncias obrigarem você a desempenhar um trabalho que não é nada daquilo que queria, procure aprender alguma coisa com isso. Motive-se a adquirir uma experiência nova, que poderá lhe ser muito útil no futuro. Nada acontece por acaso, e há uma razão para você estar onde estiver.

Tente enriquecer seu trabalho. Não se limite a desempenhar suas funções: faça mais do que é pedido, faça de um jeito diferente, faça melhor do que antes. Traga idéias ao seu dia-a-dia, proponha novos projetos. Dessa maneira, você pode incorporar ao trabalho coisas mais prazerosas de fazer.

Procure também cultivar bons relacionamentos no novo setor. Tudo fica mais leve num ambiente de trabalho agradável, no qual as pessoas se dão bem, se ajudam e se sentem à vontade para compartilhar experiências. Esse pode ser um motivo a mais para você estar lá.

O importante é que você aja como protagonista da situação, e não como uma vítima dela. Como sempre digo, nada irá mudar se você não mudar. Tome as iniciativas necessárias para virar o jogo a seu favor, e veremos se você continuará por muito tempo na “geladeira” ...

Colunista do Vila Sucesso e Vila Equilíbrio, Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental, além de ser empresária e Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano.
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: carreira emprego trabalho mercado de trabalho