O que está por trás da queixa no trabalho

Em meio a tantas cobranças, pressões e os diversos papéis desempenhados na sociedade, muitas vezes não temos tempo para cuidar da nossa saúde física e, principalmente, mental ou emocional. Além disso, nem sempre um problema se manifesta de forma clara.

No ambiente de trabalho, por exemplo, a pessoa que se queixa da vida profissional que não vai nada bem, pode estar escondendo uma baixa autoestima, que faz com que esse profissional se afaste, seja até mesmo impaciente em algumas ocasiões, causando um mal estar.

Grandes vilões da atualidade: a insegurança e a baixa autoestima podem afetar muito o ambiente de trabalho e precisam ser questões bem resolvidas para a dedicação e o envolvimento ao que for proposto ao funcionário, bem como a relação entre os colegas e a chefia, segundo a psicóloga e psicoterapeuta Beatriz Gonçalves.

Para a especialista, a pessoa intimidada pode não se sentir segura ao apresentar uma proposta ou falar de modo não convincente ou se intimidar num primeiro obstáculo ou desafio. "Mesmo conhecendo os seus limites, nada impede de a pessoa arriscar se sente-se segura", enfatiza.


Beatriz afirma que o principal meio de superar isso é descobrir a origem da baixa autoestima que leva a pessoa a ter uma insegurança de si mesma e de lidar com o outro e com o novo. "O tratamento começa a partir da queixa, do foco que incomoda e está prejudicando. A partir daí abre-se um leque de situações que é a história da pessoa até chegar nas possibilidades de resolução da queixa", finaliza.

por Lívany Salles

Comente