O que é sucesso para você?

O que é sucesso para você

O que é sucesso para você? Essa é uma pergunta interessante de ser feita para mulheres que trabalham, especialmente as que também são mães. Já ouvi respostas muito variadas de várias mulheres. Algumas trazem uma visão do sucesso relacionada a cargos altos, bons salários e ao poder associado à posição profissional.

Mas, cada vez mais tenho ouvido respostas que trazem outras dimensões incorporadas ao conceito de sucesso, ampliando seu significado. Essa parcela das pessoas traduz sucesso a partir da felicidade vivida, do propósito da carreira e do equilibrio entre família e trabalho. Claramente a medida de sucesso vem se ampliando. Ela migra de uma dimensão que é bastante tangível para uma dimensão claramente mais subjetiva. Aliás, para muitos, essa nova dimensão mais intangível é tão ou mais importante que seu sentido pragmático. O provérbio "dinheiro traz felicidade", hoje, para muitas mulheres, é uma grande mentira ou, pelo menos, traduz uma visão limitada e parcial do tema..

Indo além dos depoimentos das equilibristas, são inúmeros os estudiosos que se concentram em estudar o conceito de sucesso. Em leituras que fiz vi que vários apontam 5 definições para o conceito de sucesso:

1. dinheiro e capacidade de prover a família;

2. fazer as coisas acontecerem, ou seja, a capacidade de uma pessoa ser empreendedoras;

3. ter uma vida equilibrada, balanceando bem família e trabalho;

4. participar de alguma atividade, profissional ou não, que tenha efetivo impacto positivo para a sociedade;

5. sentimento percebido de bem estar.

Há ainda outras teorias que trazem outros elementos. Assim, ter sucesso passaria por:

1. paz de espírito

2. saúde

3. relacionamentos felizes

4. realização pessoal

5. objetivos inspiradores


Pensadores sobre os temas, como se vê, não faltam, bem como múltiplas possibilidades de definição. Mas talvez a principal constatação a que chego, conversando com muitas equilibristas, é que, se você não definir o que é sucesso para você, alguém fará isso em seu lugar - pode ser seu chefe, um colega de trabalho, seu marido ou sua mãe! Portanto, tome a iniciativa e pense: o que é sucesso para você? Afinal, é de sua vida que estamos falando, não a vida dos estudiosos, nem do seu chefe, nem se sua mãe.

Cecília Russo Troiano é psicóloga, sócia-diretora da Troiano Consultoria de Marca e autora do livro "Vida de Equilibrista". Casada e mãe de 2 filhos, ela afirma que é mãe equilibrista, vive sua vida tentando equilibrar "pratinhos". Email - cecilia@troiano.com.br / Venda do livro pelo site www.vidadeequilibrista.com.br

Comente