O papel do Coach

Coach  Liderança

“Coach”, palavrinha em inglês que significa treinador. E é isso mesmo que este profissional vai fazer por você e pela sua carreira: ajuda especializada e apoio para novos parâmetros para a vida profissional e pessoal.

Quem não quer uma carreira de sucesso? Qualquer profissional almeja crescimento, mas na maioria das vezes não consegue enxergar o que pode melhorar ou onde estão suas falhas. Saber administrar o próprio tempo, lidar com situações tensas, manter a auto-estima, romper limitações, visualizar oportunidades, tudo isso pode ser trabalhado com a ajuda de um coach.

“A proposta é auxiliar profissionais que estão insatisfeitos com suas carreiras e não sabem o que fazer, qual caminho seguir. Sentem-se impotentes para escolher se mudam ou não de emprego ou mesmo de opção profissional, mas a sensação é que estão perdidos”, explica o coach Ricardo Melo.

Mais do que orientar, o papel do coach é esclarecer metas, despertar qualidades possivelmente desconhecidas, sempre com o olhar no futuro e na possibilidade de traçar novos caminhos. Uma carreira que já vai bem, pode melhorar sempre.

Esse papo todo diz muito sobre um conceito evidenciado por Paulo Queija, colunista do Vila Sucesso: Empreender a vida. “Muitas pessoas acham que empreendedores são somente aqueles que investem e tem sucesso nos negócios, ledo engano. Se considerármos que os empreendedores são aqueles que realizam, vão em busca de seus ideais e objetivos, fazendo acontecer, podemos mudar um pouco este conceito”, diz Paulo, consultor, Coach Empresaria e Diretor da MQS Consultoria e Treinamento Empresarial.

E “fazer acontecer” é a chave para encarar o processo. Aproximadamente 40% de todos os executivos americanos já tiveram alguma experiência de coaching. A revista Fortune realizou uma pesquisa com executivos na faixa de 40 a 49 anos, nas funções de Vice-Presidente ou acima, e constatou que 60% dos executivos de alto escalão das maiores organizações do mundo contam com um coach para auxiliá-los na gestão de seus negócios.

E você, está fazendo o quê pelo seu crescimento pessoal e da sua carreira ?

Por Karina Conde

Comente

Assuntos relacionados: coach