O choque entre as gerações X, Y e Z

O choque entre as culturas de diversas gerações sempre existiu e sempre vai existir. Hoje, nos deparamos nas empresas com a era XYZ. Três letras que podem causar muitos desentendidos na hora da comunicação. Como? Basta unir as três gerações e começar a falar sobre tecnologia. Mundo virtual, facebook, twitter, google, e-commerce etc.

"Quando penso na tecnologia de 10 anos atrás me lembro de um Pentium ou um Xeon como o TOP de linha e um kit multimídia de 48X como a vedete. Hoje temos multimídia até onde não queremos e Core Due e outros nanotecnoprocessadores cada vez mais imperceptíveis", diz o diretor da Daryus Consultoria, Jeferson D’Addario.

Para o empresário, a geração Z vive nos dois mundos. "O real, mais sério e cheio de ppts, e o mais Y, cheio de internet e redes sociais, onde estamos nos adaptando a fazer novos negócios e a entender este público introvertidamente extrovertido no mundo virtual", conta.

Segundo Jeferson, os mais velhos, chamados de X, estão reciclando os conhecimentos ou estagnados no tempo. Os Y acham que eles são lentos e não têm paciência. Já os Z até dão conselhos do tipo: "Cuidado por onde clicas".


"Acho que o mundo normal e o virtual estão muito próximos e a comunicação já convergiu. Conectado? Esta não é mais a pergunta da moda. A moda agora é integrado. Integrado a este novo código de conduta sociocultural que diminui fronteiras, facilita o comércio e reduz custos", conclui.

Por Lívany Salles

Comente