Nova regra para planos de saúde

Qualidade e agilidade. Características que deveriam fazer parte de qualquer plano de saúde, não é mesmo? Porém, enquanto isso, segue uma boa notícia para os usuários: regras e prazos para marcação de consultas e exames terão tempo determinado. A medida, anunciada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, pretende acabar com as longas esperas para marcação de consulta.

De acordo com a instrução, a operadora deverá garantir o atendimento integral das coberturas dos planos no prazo de até sete dias úteis, para consultas básicas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. Já para sessões com fonoaudiólogos e fisioterapeutas, até 10 dias úteis. Para as demais consultas o prazo é de até 14 dias.

Os exames laboratoriais devem ser agendados em até, no máximo, três dias úteis. Os exames com maior complexidade, em até 21 dias. em casos de urgência e emergência, deverá ser oferecido o atendimento no município onde foi demandado ou o transporte do paciente até o seu credenciado mais próximo.

As novas mudanças entrarão em vigor no prazo de 90 dias após a publicação. Para mais informações, acesse o site: www.ans.gov.br.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: saúde carreira consulta exame regras plano