Notebook no trabalho - como evitar lesões

Notebook no trabalho  como evitar lesões

Que o notebook facilitou a vida de muita gente isso todo mundo sabe. Basta colocar na bolsa e levar para onde você quiser. Quem trabalha na rua o dia todo e está sempre em reuniões não vive sem o seu. Aos poucos, ele também começa a ser trocado pelo PC do trabalho ou de casa, afinal, é imprescindível nos tempos de hoje ter um computador pessoal. A opção pelo computador portátil já é comprovada pelos números. Segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) estima no Brasil um crescimento de 98% na venda dos notebooks.

Para algumas pessoas, o notebook se tornou um prolongamento dos nossos dedos, pois chegamos a ficar horas teclando ao longo do dia. Por isso, os riscos de se ter lesões por esforços repetitivos nos punhos, cotovelos, ombros e pescoço são as mesmas de quando usamos o teclado do PC. Isso pode ser evitado seguindo algumas recomendações do fisioterapeuta Dr. Gil Lúcio Almeida.

- O notebook deve ser colocado numa distância que permita uma leitura confortável e ao mesmo tempo provoque a menor inclinação possível da cabeça para frente.

- Mantenha os dedos alinhados com o punho. O ideal é procurar um encosto confortável, já que a sua coluna e cabeça devem ficar ligeiramente inclinadas para trás. Nesta posição procure mover os olhos e não a cabeça para visualizar o teclado. A tendência é de inclinar a cabeça para frente, o que gera um empurrão no pescoço que tende a girar a cabeça em direção à barriga, forçando a contração da musculatura da nuca.

- A cada meia hora faça uma pausa. Leve as duas mãos à nuca e faça uma rápida massagem nessa musculatura. Alongue a cabeça para trás fazendo movimentos suaves de rotação para um lado e para outro. Faça o mesmo com os dedos das mãos. Use uma mão para alongar os dedos da outra em direção ao dorso e à palma da mão. Os olhos são mantidos focando o monitor e o teclado pela ação de pequenos músculos. Para aliviá-los durante a massagem na nunca procure olhar para cima.

- Lembre-se: seus dedos precisam saber localizar de forma automática a posição das letras e números no teclado. Caso tenha que olhar para o teclado na hora de digitar cada letra procure fazer um curso de digitação, pois isso vai exigir uma inclinação menor da cabeça e aumentar o seu rendimento. No teclado do notebook temos a tendência de acompanhar o pequeno espaço entre as teclas, mantendo os dedos mais próximos uns dos outros. Procure mantê-los mais afastados, tente mover um pouquinho o punho para achar as teclas. Para preservar sua visão, trabalhe sempre com fontes grandes ou aumente o zoom de sua tela.

- Os notebooks estão cada vez mais leves, mas procure carregá-lo em uma mochila que se pendura nas costas com alças para os dois ombros.


- Caso tenha que usar o laptop durante muito tempo, utilize o mouse e transforme o seu computador portátil num desktop.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: carreira sucesso lesões computador trabalho