Na hora de decorar o escritório

Na hora de decorar o escritório

Divulgação/ Display Móveis

Se você tem um emprego formal, provavelmente passa no mínimo um terço do dia dentro do escritório, resolvendo, gerenciando, dando razão à profissão e vazão à criatividade. É no ambiente de trabalho que você toma decisões importantes, organiza as ideias, planeja as metas que quer alcançar. Se esse espaço não tiver de acordo com as suas necessidades, o rendimento pode cair e o objetivo não ser alcançado.

No meio disso, a decoração do ambiente é importante - e é fundamental cuidar da iluminação, da cor das paredes e até dos móveis, que podem interferir na energia do ambiente. É preciso pensar em conforto e eficiência na hora de planejar um escritório. “Mas é importante considerar o tipo de atividade a ser exercida e também se terá e como será o atendimento ao cliente”, alerta a arquiteta Elenize Assumpção, de Curitiba.

Na hora de decorar o escritório

Divulgação/ Display Móveis e Todeschini

Ela diz ainda que o tipo de atividade também deve determinar o modelo e a cor dos móveis. “Os homens tendem a usar cores mais escuras”, diz. Para as mulheres, a indicação é para as mais sóbrias e tranquilas. “E em geral, é mais indicado o uso de iluminação difusa e fluorescente”. Do mesmo jeito que luz de menos pode cansar a visão, luz em excesso pode ser prejudicial. Os móveis, se forem de estilos muito variados, também remetem a um exagero desnecessário.

Segundo Elenize, o homem tende a confiar mais na opinião do profissional contratado. Isso porque as mulheres são muito menos práticas. “Eles decidem com mais rapidez e levam somente em conta aspectos profissionais. Já as mulheres procuram mais as tendências da decoração e o que elas veem nas revistas”, completa a também arquiteta Larissa Soares. Ela diz que os ambientes preparados para mulheres sempre têm mais adornos, que vão desde porta-retratos até brinquedinhos.

Na hora de decorar o escritório

Divulgação/ Display Móveis

Para Silvio J. Soares, diretor da Display, especializada em escritórios planejados, um ambiente de trabalho moderno é aquele que se adapta à usuária de forma ergonômica e equilibrada, levando sempre em conta a imagem que se deseja transmitir. “Um ambiente de trabalho deve, em primeiro lugar, visar o conforto, permitindo postura correta e fácil acesso aos equipamentos. O diferencial para um escritório feminino seria a escolha de materiais mais leves, com detalhes de cores suaves e transparências”, opina.

Segundo ele, as poltronas e cadeiras devem ser as mais delgadas possíveis, com acabamentos cromados e delicados e os tampos das mesas devem seguir a mesma linha, evitando-se as madeiras escuras.


Independente de onde você trabalha, algumas dicas são universais. É importante não ocupar a sala excessivamente e proteger as costas. As mesas, então, ficam melhores se não estiverem em corredores ou áreas livres. Preste atenção quanto à ergonomia da cadeira e à altura do monitor, caso use computador. Não se esqueça das plantas e de quadros ou imagens que lhe transmitam boas vibrações. No ambiente de trabalho, criatividade (alimentada com conforto e mínima poluição visual) pode ser a chave do sucesso.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente