Mulheres estão mais competitivas no mercado de trabalho

mulherestrabalhocompetição

Foto - Shutterstock

Que as mulheres são grandes rivais, principalmente no mercado de trabalho não é novidade nenhuma, certo? O que ninguém entende é porque isso acontece de forma tão intensa. Pesquisas mostram que, diferente dos homens, as mulheres são capazes de usar métodos refinados quando o assunto é competição, como os famosos olhares de canto, os risinhos e os comentários quase sempre que maldosos.

Uma psicóloga da Universidade McMaster, no Canadá, Tracy Vaillancourt, resolveu demonstrar esta competividade através de uma pesquisa bem prática. Ela convidou algumas mulheres e as separou em pares em uma sala de laboratório para responder um questionário. O que elas não imaginavam é o que teste aconteceria lá mesmo, com a chegada de uma nova mulher vestida de duas formas bem diferentes. Na primeira ocasião, ela entra vestida de forma desleixada e ninguém a nota. Na segunda vez, vestida de maneira sexy, alguma dupla soltava um comentário maldoso sobre a intrusa.

No livro "The Evolution of Desire: Strategies of Human Mating", o psicólogo americano David Buss diz que a maldade feminina faz parte do fruto da pressão evolutiva, ou seja, elas atacam aquelas que parecem dispostas a fazer sexo casual, atrapalhando assim os possíveis planos daquelas que buscam um relacionamento longo.

O amor e os homens não são os únicos motivos de competição entre as mulheres, a carreira também virou alvo de rivalidade. Uma pesquisa feita pela organização americana Workplace Bullying Institute, que estuda assédio no ambiente de trabalho, indicou que 50,2% das mulheres já sofreram alguma forma de assédio praticada por outra mulher.

Tais estudos ainda revelaram que essas rivalidades estão na origem da obsessão com o corpo, podendo levar até aos distúrbios alimentares, assim como a insatisfação das mulheres estarem mais relacionadas a pessoas de seu círculo social do que à imagem perfeita das celebridades que acreditamos ser os grandes vilões do mundo que nos imposto em busca da perfeição.


Por Kelly Jamal

Comente