Oportunidade em mídias sociais

Oportunidade em mídias sociais

Com o mercado de trabalho em plena expansão, atuar profissionalmente em mídias sociais já se tornou uma grande oportunidade para quem gosta do relacionamento virtual. É o seu caso? Então, prepare-se porque, como o assunto é novo e extremamente dinâmico, pelo menos por enquanto a experiência e a "mão na massa" contam muito mais que o conhecimento teórico.

Esta é a análise de especialistas na área, como Maristela Alves, diretora de conteúdo da Jump Education, empresa especializada em soluções integradas de informação e capacitação sobre negócios digitais. Para quem ainda não conhece muito bem o trabalho em mídias sociais, ela explica.

"Os profissionais responsáveis por mídias sociais trabalham com estratégias de comunicação e marketing voltadas para as chamadas redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut etc). Empresas dos mais diversos ramos de atividade, como editoras, agências de publicidade e governos se utilizam do trabalho destes profissionais visando diversos objetivos. Exemplo: abrir novos canais de comercialização de produtos e serviços, monitoramento da percepção da marca dentro das redes sociais, estabelecimento de diálogo com os públicos dentro das redes sociais, desenvolvimento de campanhas de marketing (inclusive virais), detecção de tendências, entre outros".

Alguns setores oferecem, atualmente, mais possibilidades de trabalho em mídias sociais do que outros, mas a tendência, diz Maristela, é que as oportunidades se multipliquem, pois o uso das redes sociais só tende a crescer e pode, até mesmo, substituir outros tipos clássicos de comunicação. "Veja, por exemplo, a transformação do jornalismo enquanto conhecemos. Hoje em dia, com os meios sociais de comunicação, cada usuário dessas redes pode ser jornalista, relatar fatos e emitir opinião - sem mencionar que ele mesmo pode se tornar notícia".

A pergunta então só pode ser: como se preparar para conquistar esta oportunidade? Segundo a diretora, vivenciando plenamente a realidade das mídias sociais. "Quem se propõe a trabalhar na área precisa conhecer na prática a dinâmica destas redes sociais, conhecer os principais sites, entender como funciona a viralização das mensagens, o que "pega" e o que "não pega". Precisa ser usuário avançado dessas redes, conjugar inovação e ousadia com essa experiência. No meu entendimento, não há espaço para muita teoria nas redes sociais. É claro que não se deve arriscar demais, deve-se sempre agir com ética e responsabilidade, mas ousar e inovar, desde que dentro destes padrões éticos, é essencial".

E qual pode ser o futuro profissional de quem se dedicar fielmente a esta área?


"Acredito que profissionais que se destaquem na área podem chegar a posições executivas dentro dos departamentos de comunicação e marketing de diversas empresas, ou até mesmo criar departamentos exclusivos sobre Mídias Sociais, quem sabe? Mais uma vez: tudo é muito novo, tudo pode acontecer - as perspectivas para profissionais das áreas são muito boas, isso é certo", diz Maristela.

Por Adriana Cocco

Comente