Mesa cheia de trabalho? Organize-se

Mesa cheia de trabalho Organizese

A mesa cheia de tarefas pendentes. O telefone que não para de tocar. A demanda de trabalho crescendo e o tempo cada vez mais escasso. Nessas horas, a ansiedade e o desespero tomam conta do profissional e a produtividade vai embora.

No livro "As 100 Melhores Ideias para Terminar o Dia com a Sensação de Missão Cumprida" (editora Saraiva), a dica é simples: concentração. Manter o foco e definir prioridades são duas questões essenciais. Para fazer tudo, é preciso manter a atenção em uma coisa de cada vez, seguindo uma ordem de importância.

Christian Barbosa, especialista em administração do tempo, lista quatro passos para um dia começar bem planejado:

1 - Revisar o dia anterior na agenda e verificar o que ficou pendente para ser priorizado no dia, delegado ou agendado para outra data;

2 - Revise seus lembretes, anotações ou qualquer coisa que você fez para lembrar de algo para ser feito no dia;

3 - Calcule o tempo de cada tarefa, isso evita que você trabalhe mais que o previsto. Seja realista com cada tarefa e reserve um tempo para o seu amigo e conhecido Murphy, ou seja, para os imprevistos;

4 - Priorize as tarefas. Sugiro que você liste as tarefas por ordem que devem ser feitas e siga essa ordem.

"Cuidado com excessos. Não adianta programar mil tarefas e conseguir executar apenas metade, você irá se sentir frustrado com isso. Lembre-se: Seu tempo é sua vida, procure usá-lo de forma inteligente e a seu favor!", alerta.

Por Lívany Salles

Comente