Jogo ensina como montar negócios sustentáveis

Jogo ensina como montar negócios sustentáveis

Foto/Divulgação/Jogo Negócios Sustentáveis

Atualmente é quase impossível pensar em negócios sem responsabilidade social e ambiental. E para quem não pensou nisso ainda, foi criado um jogo de tabuleiro muito diferente: Negócio Sustentável. Por que diferente? Ao contrário do que estamos acostumados, quando um dos jogadores sempre ganha, o objetivo desse jogo é que o vencedor seja aquele que consiga ficar rico com negócios sustentáveis, ajudando os outros jogadores a ganharem dinheiro também.

Segundo Gloria Pereira, a idealizadora do jogo da marca Grow, "o ponto de partida foi um convite que recebeu para criar um jogo de tabuleiro que ensinasse de forma divertida educação financeira. "Então me dediquei ao seu desenvolvimento que durou dois anos e meio e contou com diversos profissionais de 35 países. O jogo foi se tornando muito mais abrangente do que apenas a educação financeira".

Gloria afirma que, em geral, as pessoas se surpreendem, uma vez que realizar negócios de verdade pode ser prazeroso e lucrativo. "Ninguém ensina isso no Brasil. As pessoas mudam seus conceitos de negociação, lucratividade, sustentabilidade prática e não apenas teórica, das suas próprias habilidades e competências". Para fomentar essa ideia, são realizadas consultorias com diretores de empresas para a inserção do Negócio Sustentável nesse meio. Com isso, empresários, jovens e iniciantes podem começar a melhorar os próprios negócios.

O jogo pode trazer mudanças de pensamento e prática. "O negócio, além de ser lucrativo, pode ser muito prazeroso. Lucros são necessários para todas que as pessoas e empresas possam dar continuidade aos negócios. E lucros sustentáveis são possíveis sim! A riqueza se multiplica em grupos, e para fazê-la não há mais necessidade de ganhar do outro, mas estabelecer parcerias lucrativas para todos os envolvidos", defende Gloria.

O que o jogo realmente ensina é que, visando ou não o lucro pessoal, não dá mais para fazer planos sem pensar na sustentabilidade. Esta não é mais a palavra da moda, e mesmo num mundo onde o maior interesse é o individual, é preciso começar a pensar, prioritariamente, no lugar onde vivemos.

"A sustentabilidade tem que estar no core business dos negócios e das empresas, não é mais uma opção ou incentivo, porque tudo que não for sustentável não terá futuro", garante Gloria. "O jogo Negócio Sustentável traz este desafio de forma lúdica. Para conseguir lucro ‘verde’ é imprescindível lidar simultaneamente com cinco moedas: pessoas, finanças, ambiente, conhecimento e tecnologia. Sempre há alguns destes recursos em excesso e outros em falta. Esta é a equação a ser resolvida no jogo e na vida real", finaliza Gloria.

No dia 17 de fevereiro haverá uma Oficina do Jogo Negócio Sustentável. Será um dia inteiro, das 9h às 18h, para jogar, se divertir e treinar negócios sustentáveis, visando aplicações nas organizações.

[galeria]


E nos dias 25, 26 e 27 fevereiro 2011 será realizado o Curso de Formação de Consultores no Jogo Negócio Sustentável. A oficina e o curso de formação serão realizados em São Paulo. Informações sobre preços e locais, você encontra no site. O jogo é vendido na loja online do portal.

Por Bárbara Ariola (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: carreira sustentabilidade