Intercâmbio para menores de idade - Tire suas dúvidas

O intercâmbio cultura proporciona grande crescimento pessoal - Saiba tudo sobre intercâmbio para menores de idade
crianças intercãmbio

iStock/© RyanKing999

Seu filho nem fez 18 anos e já está falando em fazer intercâmbio? Muito comum entre os jovens e adultos o programa de ensino tem conquistado também as crianças e os pré-adolescentes. A ideia é maravilhosa, mas será que é seguro deixar que os filhos embarquem sozinhos nesta aventura cultural?


Para contar tudo o que precisamos saber sobre segurança e intercâmbio, conversamos com Maurício Marques, diretor comercial da Global Study, franquia de intercâmbios. Vamos lá?

1- Existe uma idade mínima para o intercâmbio? 

Sim! Mas ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser maior de 16 anos para embarcar nessa. Existem escolas que oferecem programas específicos para crianças a partir de oito anos, como os conhecidos Summer/Winter Camps, acampamentos de inverno ou verão.

2- Dá pra confiar e enviar uma criança para o exterior sozinha?

As escolas que recebem esses alunos são totalmente preparadas para este tipo de programa. A segurança é total desde o momento em que o aluno entra no avião até estar de volta ao Brasil.

3- Quanto tempo dura e quais são as atividades?

O intercâmbio de férias pode ser de uma a oito semanas, dependendo da instituição e da época do ano. A escola organiza toda a programação. Além das aulas de inglês, as crianças e adolescentes tem atividades à tarde, festas, passeios, pequenas excursões, etc. Ou seja, uma experiência completa.

4- Quais as opções de estadia?

Existem dois tipos de acomodação disponível: casa de família e residência estudantil. Na casa de família, as crianças são recebidas por moradores locais, e após o período de aulas e atividades voltam para casa “dos pais adotivos” e para o convívio com a cultura do país. Já na residência estudantil, as crianças ficam juntas em instalações controladas pelo colégio, sempre supervisionadas por monitores treinados.

5- E o custo-benefício?

Os preços variam conforme o destino, período do curso, escola escolhida. Os pacotes são sempre completos, incluindo curso, refeições, acomodação e atividades. Os detalhes variam conforme a instituição escolhida. Esses programas podem ser para a língua inglesa ou espanhola. 

6- Os pais podem ir junto?

Para os mais preocupados, há ainda a possibilidade do intercâmbio em família. Durante o período de férias, as crianças passam o dia nas aulas e atividades, enquanto os pais podem fazer cursos de idiomas. À noite, pais e filhos podem dividir a mesma acomodação. Ainda há a vantagem de poder passear durante os finais de semana. Uma excelente opção para férias.

Experiência para toda a vida

Mesmo com pouca idade, um acampamento de verão ou inverno é muito bem aproveitado pelas crianças e adolescentes. Essa experiência vai auxiliar no amadurecimento pessoal e profissional e, com certeza, trará lembranças especiais para sempre.

Se interessou? Além de toda a segurança que as escolas dão aos alunos, é importante uma agência de intercâmbio para dar todo o suporte necessário aqui no Brasil. Desta forma, a viagem pode acontecer com ainda mais tranquilidade.

E aí, que tal proporcionar esta nova experiência aos seus filhos?

Por Thamirys Teixeira

Comente