Intercâmbio no currículo

A importância de ter um intercâmbio

Foto: David Castillo Dominici

Nos momentos de crise é que percebemos a importância de ter um diferencial. Quando as empresas passam a restringir suas atividades, podendo, até mesmo, demitir alguns profissionais, ficam aqueles mais competentes e preparados. Por isso, fazer um intercâmbio pode ajudar no seu currículo e fazer com que você seja "a escolhida".

Mas vale lembrar que o programa de intercâmbio não é viagem para Disney, o intercâmbio que vale como diferencial é o intercâmbio cultural no intuito de estudar ou trabalhar no país de destino. O resultado almejado é a qualidade na troca que pode ser de experiências, cultural, comercial, entre outras. A maioria das empresas leva em consideração uma experiência no exterior durante o processo de seleção para uma vaga.

Para os profissionais de Recursos Humanos, a experiência de um intercâmbio, como adaptação em outra cultura, os desafios e dificuldades de estudar ou trabalhar longe da família e amigos, tornam o profissional mais preparado para o mercado corporativo que, ultimamente, está bem agressivo.

leia também


O planejamento de uma viagem dessa imensidão e importância demora um pouco, é preciso ter paciência e ser comprometido com o seu objetivo, mas o esforço vale à pena e, depois, é só colher os resultados. Uma dica é pesquisar em agências os melhores pacotes e promoções. Uma forma muito legal e interessante de pesquisar é conversar com seus amigos que já fizeram um intercâmbio e pedir dicas.

Por Livany Salles

Comente