Interação entre chefe e funcionários

O que lhe vem a mente quando o chefe chega e diz: vai ter reunião na segunda para conversarmos sobre o seu trabalho? O famoso feedback pode até assustar em um primeiro momento. Afinal, será que vem crítica? Será que vem cobrança? Muitas perguntas são feitas.

O consultor da Leme Consultoria, Euclides Junior, acredita que essa interação deve ser vivenciada amplamente no cotidiano das empresas. Para isso, ele dá seis dicas de como deve ser o retorno do líder sobre o trabalho do colaborador:

1. Lembre-se: o feedback não deve ser dado apenas após um ciclo de avaliação promovido por sua empresa. Feedback é uma cultura, devendo, portanto, ser utilizado no dia-a-dia.

2. Prepare-se. O momento do feedback exige análise prévia e contextualizada dos fatos a fim de evitarmos distorções no discurso e garantirmos o entendimento da mensagem a ser transmitida.

3. Investigue os fatos a fundo. Para isso utilize a técnica do "por que do por que".

4. Deixe o trabalhador apresentar sua versão para os fatos e, em seguida, peça sugestões para a reversão do cenário existente.

5. Empenhe tudo o que for planejado de maneira formal, por meio de um plano de ação.

6. Acompanhe de perto as ações planejadas.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira empresa trabalho feedback chefe reunião