HP - programa de coaching para mulheres

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
HP cria programa de coaching para mulheres no Bras

Hoje, no quadro de funcionários da empresa HP Brasil, apenas 25% são mulheres, sendo que por volta só de 6% delas exercem cargos de liderança. Para mudar esse cenário e aumentar a presença feminina em cargos de chefia, a organização tomou uma iniciativa louvável.

Dez profissionais foram convocadas para coordenar um programa de coaching específico para o público feminino da empresa, o WIN (Women’s Interactive Network). A idéia é identificar individualmente as habilidades e pontos a serem estudados e melhorados de cada funcionária.

Gerentes de todas as áreas foram orientados a identificar e indicar mulheres com potencial para assumir cargos de gerência na empresa. “Foi importante para a HP perceber esta realidade e decidir fazer algo para mudar este quadro no futuro”, ressalta Cristina Palmaka, Diretora do Grupo de Sistemas Pessoais para Consumo HP América Latina e líder do WIN.

O programa de coaching tem duração de três meses e é dividido em três fases: identificar e mapear o objetivo pessoal, definir um plano de ação para atingir este objetivo e, finalmente, executar este projeto de carreira. O primeiro grupo formado por 23 mulheres terá reuniões semanais com os coachs.

Segundo pesquisa divulgada recentemente pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o percentual das mulheres no mercado de trabalho subiu de 46% do total em 1996, para 52,6% em 2006. “Isso representa uma parcela significativa no mercado de trabalho, mas ainda é pouco. Principalmente quando o mercado que estamos tratando é o de tecnologia, no qual a participação de mulheres é menor ainda” relata Cristina Palmaka.

O Vila Sucesso aproveita o tema para dar uma dica de leitura. O livro “Vencendo Desafios de Salto Alto”, da consultora de carreira, Lynette Lewis, lançado recentemente, conta histórias reais de mulheres e da própria autora que fizeram a escalada profissional preservando seus corações e seus “saltos”.

Programa de coaching para mulheres no Brasil

Foto Divulgação

Por Karina Conde

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente