Horário flexível de trabalho

Horário flexível de trabalho

O sonho de muitas pessoas é poder ter um horário flexível de trabalho. Poder chegar na empresa a hora que quer e sair a hora que terminar as tarefas é uma responsabilidade maior do que muita gente imagina. Requer comprometimento com a equipe e com o trabalho em si. Mas essa liberdade, quando bem aproveitada, pode fazer o profissional render mais e ter mais qualidade de vida.

Trocar a obrigatoriedade de cumprir horário fixo de trabalho por jornada mais flexível é uma determinação que cabe somente à empresa, por isso, os profissionais não devem fazer esta solicitação ao empregador. É o que afirma a coordenadora do curso de Gestão em RH (Recursos Humanos) da Veris Faculdades, Suely Murtinho.

"Não dá para o profissional solicitar isso. A pessoa pode escolher somente quando a empresa concede o benefício, ou seja, ela opta se quer ou não utilizar esta flexibilidade, mas este sistema já tem de ter sido implantado na empresa", diz. Mesmo assim, acrescente Suely,a empresa tem de parametrizar o marcador de presença, evitando, assim, descontar as horas trabalhadas, contabilizar atrasos e o não pagamento de hora extra.

"Para evitar problemas, a empresa tem de esclarecer os procedimentos para utilização do horário flexível e as regras", finaliza.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira empresa trabalho horário flexível