Homens e mulheres no ambiente de trabalho

Que homens são de Marte e mulheres são de Vênus todo mundo já sabe. Agora, no ambiente de trabalho, como os sexos lidam com as diferenças? "Homens e mulheres têm características diferentes, principalmente no que se refere à percepção de mundo. Elas são mais sensíveis e sistêmicas; eles são mais racionais e pragmáticos", afirma o coach Luiz Cláudio Binato, do InstiAd (Instituto de Administração).

Nesse ponto, o especialista afirma que as mulheres podem se destacar ao definir os objetivos pessoais e profissionais. Além disso, ao estabelecer um nível elevado de autoconhecimento, o sexo feminino, mais facilmente do que o sexo oposto, vai se dando conta de seus valores, crenças, motivadores, sabotadores; e definindo claramente o que quer da vida (e não o que não quer). "Nesse sentido, as mulheres são mais sinceras consigo mesmas e, por esse motivo, acabam procurando auxílio profissional com mais intensidade do que os homens", explica.

Ainda de acordo com o coach, elas são mais determinadas de modo geral e não devem se curvar ao que se costuma dizer sobre o mercado de trabalho ser masculino. "Pode até ser, mas algumas se apropriam dessa crença para se justificarem. Conheço muitas que ignoraram essa "regra" e fizeram acontecer".


Porém, mesmo com a tendência de que o toque feminino dê lugar a essa racionalização, em muitos casos, as mulheres precisam assumir uma postura masculinizada, demonstrar firmeza, uma certa agressividade e um tom de voz mais sério para serem ouvidas. Há carência de reconhecimento e valorização.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira trabalho mulheres homem coach