Franquias: um bom negócio para 2015

Segmentos de alimentos e beleza estão entre os mais lucrativos
franquias/negócios

Foto - Shutterstock

Apesar das previsões de um cenário econômico instável em 2015, especialistas acreditam que as franquias continuarão crescendo acima do PIB no próximo ano. Ou seja, ainda são um bom negócio.

Isso porque um balanço recente divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontou um crescimento de 5,4% no primeiro semestre de 2014 – comparado ao mesmo período de 2013 –, mesmo sendo um ano com eventos que influenciaram nas decisões de investidores e consumidores, como Copa do Mundo e eleições presidenciais.

De acordo com Paulo Cesar Mauro, diretor-presidente da Global Franchise, uma das principais consultorias de franquias do Brasil, as perspectivas do segmento são estimuladas pela constante entrada de empreendedores no mercado. “Com o aumento da renda da população, muitas pessoas têm aproveitado o dinheiro extra para investir em um negócio próprio. Por oferecer menos riscos, o sistema de franquias é o mais procurado pelos novos investidores”, comenta.

Segundo Mauro, entre as diversas opções disponíveis, alguns segmentos prometem se destacar no próximo ano, como por exemplo, o de Serviços. Para o especialistas, as franquias de Beleza & Estética também prometem continuar crescendo em 2015, especialmente aquelas que apostam em alguns nichos específicos.

Para Mauro, a área de Alimentação, que sempre figura com um das mais expressivas do franchising brasileiro, deverá manter seu crescimento no próximo ano. “Esse segmento é constantemente estimulado pelo consumo da população brasileira, que chega a gastar 30% da renda com alimentação fora do lar”, comenta.

Ainda no ramo de Alimentação, algumas vertentes têm apresentado bons resultados – acima de 10% de crescimento ao ano –, que deverão crescer ainda mais em 2015, como marcas de snacks e café.

Já falando em bebidas, o aumento do consumo de vinhos por parte dos brasileiros e a baixa concorrência fazem do nicho um novo e interessante negócio para o setor de franquias. “O perfil de consumo no país tem mudado e, com isso, novos produtos tem caído no gosto da população, como o vinho. 

Se você gostou deste balanço para 2015, fique ligada nas oportunidades de negócios que podem aparecer. O VilaMulher listou aqui algumas vantagens e riscos de abrir uma franquia. Vem ver!


Por VilaMulher

Comente

Assuntos relacionados: franquias negócios