Fofoca é a maior causa de estresse no trabalho

Joana (nome fictício) ia almoçar frequentemente com um colega de trabalho. Um dia começaram os comentários maldosos. A esposa do colega foi envolvida na trama e o clima ficou pesado na empresa. "Depois fiquei até amiga da esposa dele e ela viu que não tinha nada a ver, mas até esclarecer fiquei muito mal e quase entrei em depressão", conta.

Ela não está sozinha. Fofoca e lidar com colegas desagradáveis foram apontados como o principal fator de estresse nas empresas. A pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half mostrou que mulheres parecem sofrer mais com isso, já que 66% delas escolheram essa opção, contra 49% dos homens.

O levantamento, realizada com 2.525 executivos das áreas de finanças e recursos humanos de 10 países, apontou que, na média global, 50% dos entrevistados alegaram que o aumento da carga de trabalho o principal fator. Para 47% dos brasileiros, a jornada é o segundo item, seguido por pressões desnecessárias do chefe, indicado por 44%.


De acordo com o estudo, entre os países participantes, o Brasil é o único em que 100% dos entrevistados possuem algum tipo de estresse noambiente de trabalho. Em países como Áustria, República Checa e Dubai, por exemplo, aproximadamente um quinto dos participantes afirmaram não ter estresse no ambiente corporativo.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira estresse pesquisa empresa trabalho fofoca