Filmes para motivar a carreira

Filmes para motivar a carreira

Dificuldades como estresse do dia a dia, pressão e desemprego podem desestimular qualquer trabalhador. Aí, fica difícil se manter motivado para buscar novas soluções e sonhos na área profissional.

Quando isso acontece, não adianta ficar se cobrando ou lamentando. Vale mesmo é tentar recuperar a autoestima, confiança e fé em dias e oportunidades melhores. Voltar a estudar, se dedicar a um hobby ou até mesmo assistir a um filme são dicas que podem trazer de volta a motivação.

"Os filmes mostram de uma maneira mais concreta uma saída diferente para lidar com situações da vida real", afirma a psicóloga Juliana Saldanha, consultora de RH do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo. Dessa forma, conteúdos expressos em cursos, palestras e treinamentos são absorvidos mais facilmente pelos colaboradores de uma empresa.

A especialista citou algumas sugestões de filmes que podem motivar a carreira:

- Homens de Honra (2000): mostra a superação de Carl Brashear, um homem negro e humilde que sonhava em ser mergulhador da Marinha dos Estados Unidos. O protagonista tinha diversos fatores ambientais contra sua realização profissional, mas supera até mesmo situações humilhantes para alcançar seu objetivo. A mensagem aqui é ter foco.

- À Procura da Felicidade (2006): baseado numa história real, mostra a persistência do vendedor Christopher Gardner, que busca por uma condição profissional melhor. A esposa o abandona por causa de problemas financeiros, deixando-o sozinho com o filho. Diante de muitas adversidades, o vendedor não desiste e acaba conquistando seu lugar ao sol.

- Quem Quer Ser Um Milionário? (2008): fala da vida de Jamal K. Malik, um jovem indiano que tem a oportunidade de se ganhar muito dinheiro ao ser convidado para um programa de televisão. O protagonista é um exemplo de como traçar estratégias para alcançar um objetivo.

- Patch Adams (1998): Mostra como Hunter "Patch" Adams, um estudante de medicina, encontrou um caminho diferente para exercer a profissão e ajudar pacientes marginalizados. Pode incentivar pessoas que estejam passando por dificuldades em diferentes campos da vida ou que estejam em início de carreira.


Apesar de alguns longas terem uma relação mais direta com a área profissional, Juliana lembra que outras histórias podem ajudar a encontrar soluções e lidar com situações difíceis, como perdas. Mas é preciso que a pessoa esteja disposta a perceber isso. "A maioria dos filmes carrega uma mensagem, basta que você tenha olhos para ela", finaliza a psicóloga.

Por Priscilla Nery (MBPress)

Comente