Faltam profissionais qualificados

Muitas empresas estão reclamando da falta de profissionais qualificados. Diante disso, aceitam até mesmo diminuir as exigências e investir em treinamento. Em pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral, 54% das companhias reduziram os requisitos na contratação de pessoal para a área técnica e operacional.

Ainda segundo a pesquisa, de 130 companhias, responsáveis por 22% do Produto Interno Bruto (PIB), 92% econcontram obstáculos na hora de contratar profissionais. Para suprir essa demanda, não faltam caça-talentos do mundo corporativo (headhunter) tentando suprir essa lacuna. Além disso, algumas companhias estão trazendo profissionais estrangeiros para preencher as vagas.

Pois é, parece que os trabalhadores estão ditando as regras no mercado. De acordo com a pesquisa, nos cargos estratégicos, 28% das empresas também diminuíram as exigências, como a fluência em idiomas, pós-graduação e experiência. Uma das alternativas encontradas tem sido oferecer especializações dentro da própria empresa, voltadas para as exigências da função a ser exercida.


Além da área de TI, que vem sendo uma das que mais tem oferta de emprego, as áreas técnicas e operacionais vem sendo bastante requisitadas, assim como engenharia.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira empresa trabalho profissão