Falta de ambição pode atrapalhar a carreira

Falta de ambição atrapalha a carreira

Segundo o dicionário, ambição é um "desejo intenso ou veemente de alcançar os bens materiais ou o que satisfaz o amor-próprio como riqueza, glória etc". Já alguns psicólogos acreditam que a ambição está mais associada a criação de um caminho na vida; saber o que se quer para a própria vida e buscar esta conquista.

A psicóloga Daniela Levy, presidente da APPAL - Associação de Psicologia Positiva da América Latina - defende que as pessoas ambiciosas são as que fazem o "mundo girar". De acordo com Daniela, os ambiciosos são aqueles que apresentam projetos, abrem empresas, sonham e colocam em ação. E é isto o que qualquer empresa quer: pessoas motivadas, com iniciativa, que correm atrás para atingir suas metas.

Todo ser humano tem algum grau de ambição. Pessoas que passaram por dificuldades na infância podem se tornar mais ambiciosas ou motivadas para chamar a atenção e serem reconhecidas pela sociedade. Segundo estudos citados pela presidente da Appal, a ambição está fortemente presente entre as pessoas persistentes e com uma boa auto-estima.

Os problemas da falta de ambição

Muitas pessoas são criticadas por não terem ambição e é possível estimulá-la. Ao que tudo indica, uma atitude positiva na maneira em que se foi educado faz toda a diferença. Estimular a confiança, mostrar que correr riscos é saudável, ensinar a lidar com derrotas e expor as crianças a uma variedade de interesses ajuda muito na formação de um indivíduo confiante e determinado. Estas características podem ser desenvolvidas também em adultos.

Estudos mostram também que, quando a ambição é dissociada da busca apenas por dinheiro, as chances de sucesso aumentam. Afinal é muito difícil fazer bem e obter sucesso em algo que não se gosta.


Por Livany Salles

Comente