Estratégias de vendas para empreendedores

Diante de tanta concorrência, de grandes empresas, como o pequeno empreendedor pode se diferenciar no atendimento e conquistar clientes? As pesquisas não são muito otimistas e apontam que custa cinco vezes mais atrair um novo cliente do que manter um antigo.

Calma! Saiba que algumas técnicas podem surtir um ótimo efeito na hora de fidelizar o seu cliente e fazer a diferença. Primeiro, é preciso entender que o cliente busca além da entrega do serviço ou produto adquirido, ser surpreendido no atendimento. Isso é o que aponta o consultor e facilitador da FranklinCovey Brasil, Carlos Oshiro.

Segundo ele, somente o fator "preço baixo" não é garantia de clientela. O consumidor é atraído temporariamente, mas depois precisa de um estímulo a mais para se tornar um cliente fiel. "É por meio da pós-venda que se mede a satisfação, se corrige as falhas e identifica novas oportunidades", explica o consultor.


Entre as atitudes que mais prejudicam a imagem dos empresários, de grandes ou pequenas empresas, está tratar mal, não respeitar os funcionários e depois querer que este apresente resultados e convença o cliente de que o produto ou serviço é bom. Fugir da responsabilidade de atender o cliente, não dar atenção constante aos seus colaboradores também estão entre as principais atitudes que afastam os consumidores.

Por Lívany Salles

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