Estágios - alta temporada de vagas!

Estágios  alta temporada de vagas

Estudantes atrás de um estágio devem ficar de olho. Agosto e Setembro são os meses da “alta temporada” de vagas, com várias oportunidades.

Conforme uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, no Brasil existe em média 1,1 milhão de estagiários. Desses, 700 mil freqüentam cursos superiores e recebem entre R$ 600 e R$ 1.000 por mês. As áreas que mais oferecem estágios são as de administração, informática e engenharia.

E pelo que parece as empresas e o governo estão cada vez mais empenhadas em valorizar os estudantes. A Câmara dos Deputados aprovou recentemente a lei do Estágio, que passará pela aprovação do presidente da república.

Conforme a lei, alunos do ensino superior têm um limite de seis horas de jornada de trabalho. Além disso, os estagiários terão direito a férias remuneradas, após um ano de tempo de serviço e preferencialmente durante o recesso escolar.

O texto diz ainda que, nos casos de estágio não obrigatório pelo curso, a empresa terá de conceder bolsa e auxílio-transporte ao aluno. No caso dos estágios compulsórios, a bolsa ainda é facultativa.

A lei ainda estabelece cotas de 10% das vagas para deficientes. “A partir de agora, teremos regras claras e uniformes para estudantes, instituições de ensino e empresas, em todos os Estados", conclui Ricardo Romeiro, gerente de Estágio e Desenvolvimento de Novos Talentos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Veja também: Em busca do primeiro emprego!

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: carreira estágio lei do estágio