Vida de estagiária

Vida de estagiária

Dizem por aí que vida de estagiária não é nada fácil... Trabalha-se muito, ganha-se pouco. No ambiente de trabalho, muitas aguentam piadinhas sem graça dos colegas e ainda sorriem! Todo mundo adora pedir um "favorzinho". Isso sem falar no acúmulo da correria que se divide com os deveres da faculdade. Mas, tenha certeza, deste imenso sacrifício pode nascer uma carreira de sucesso!

Mais do que aprender na prática a teoria ensinada nas salas de aula, estagiar significa iniciar e ampliar o relacionamento profissional com pessoas que já mergulharam no mercado de trabalho e podem transmitir conhecimento técnico e pessoal de uma profissão. É normalmente lá, durante o estágio, que se pode ter certeza sobre o acerto em relação à carreira escolhida.

"O estágio caracteriza uma fase de imenso aprendizado. Para dar conta do recado, é preciso estar motivada. Então, pense o seguinte: você está num estágio para adquirir novos conhecimentos ou apenas se propondo a trabalhar por um baixo salário?", diz Jael Coaracy, personal e executive coach, colunista aqui do Vila Sucesso. Veja que exemplo interessante ela conta.

"Conheço uma produtora de cinema que atualmente é muito bem sucedida. Mas, para chegar ao sucesso, durante o estágio, ela passou 1 ano acordando às 4h30 da madrugada apenas para preparar o café da manhã de toda a equipe. Foi assim que ela criou grandes relacionamentos e ganhou várias oportunidades".

Jael ressalta que é importante identificar a diferença entre tarefas difíceis e até mesmo chatas com tentativas de exploração. E o mais importante: é preciso manter senso de humor aliado ao equilíbrio emocional.

"A postura da estagiária no ambiente de trabalho deve ser bastante simpática. Normalmente estagiários são bem recebidos. Se perceberem algum tipo de hostilidade, não devem tomar como pessoal, mas estabelecer limites com cordialidade".

Gírias? Nem pensar! E, muito importante, não aceite tarefas em prazos humanamente impossíveis de serem concluídas.

"É muito importante receber e cumprir as tarefas com pontualidade. Se vir que isso não será possível, avise, peça mais tempo", diz Jael. Além disso, ela ressalta, mostre que está disposta a aprender. "Observe, pergunte, demonstre interesse". Mais: não faça fofoca e não se exiba! "Não queira mostrar mais do que aquilo que realmente sabe".


Bom, em relação ao chefe... é só ter bom senso que tudo dá certo. "O bom relacionamento com o chefe surge com a conquista da confiança dele em você. E isso não acontece por meio de brincadeiras inconvenientes. Não é porque outros colegas demonstram intimidade com o chefe que a estagiária deverá fazer o mesmo".

E para quando o cansaço bater em sua porta, amiga estagiária, o conselho da nossa consultora é: pense a longo prazo. "Pense no seu futuro profissional e no objetivo de realizar o estágio. Sua carreira está apenas começando...".

Por Adriana Cocco

Comente