Está de TPM? Peça uma licença!

Está de TPM Peça uma licença

Todo mês é a mesma coisa. Dias antes da menstruação bate aquela irritação louca, não é verdade? Até dá vontade de pedir para o chefe deixar a gente trabalhar de casa...

Mas sabia que isso já é realidade? Pelo menos numa empresa de publicidade localizada em Belo Horizonte. No começo deste ano, a Imaginosfera implantou a licença-TPM. Quem solicita o benefício pode trabalhar de casa por um dia. E até os homens que passam por momentos de estresse pessoal são agraciados. Bom para o funcionário e bom para a empresa!

A licença-TPM nasceu com base na avaliação de produtividade de uma design. Nos dias em que ela sofria de Tensão Pré-Menstrual, havia queda da comunicação e nos resultados, fatores que poderiam culminar na demissão da funcionária. Como essa não era a intenção da empresa, o jeito foi criar uma medida criativa que pudesse minimizar a situação.

"O retorno desta política de gestão foi benéfico em todos os aspectos. Da mídia espontânea gerada até o comportamento dos funcionários, tudo resultou em saldo positivo e produtividade", comemora Bernardo Puhler, sócio-diretor da agência. E os motivos para comemorar não param: "Vencemos, na categoria geral, o maior prêmio da América Latina para internet, o Peixe Grande, e a designer que motivou a criação da licença-TPM teve total relação com o projeto."

Nem todas as mulheres sofrem de TPM, mas quem passa por isso, já sabe: cerca de 10 dias antes do fluxo os lados físico e psicológico sofrem uma série de alterações. Segundo o Dr. Rogério Leão, ginecologista do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia), os sintomas da TPM incluem irritação, agressividade, ansiedade, falta de concentração, redução da libido, sensação de inchaço, aumento de peso, dor nas mamas, dor de cabeça e alteração de apetite. "A maioria dos casos é controlável. Porém, os mais exacerbados precisam de tratamento", alerta.

Para as empresas que ainda não contam com o benefício da Licença-TPM, o médico dá dicas de como amenizar o desconforto: "Mantenha uma dieta rica em proteínas, diminua o consumo de café e álcool e faça atividade física, principalmente as que promovem relaxamento como ginástica, dança e yoga".

A Imaginosfera é composta por 10 funcionários e apenas quatro deles já usufruíram do benefício. Quando Bernardo é questionado sobre a possibilidade de a licença-TPM fazer sucesso em outros segmentos de mercado, ele responde: "Temos alguns entraves para este tipo de situação aqui no Brasil. Estamos falando de um país que tem o povo apontado com o 17º mais corrupto do mundo, e a confiança é pedra fundamental para estabelecer medidas como essa".

E afirma: "No nosso caso, trabalhamos com um tipo de negócio propício para esse benefício. A concessão de liberdade aos funcionários reflete diretamente na criatividade e produtividade dos projetos".


E nem pense que este é o único benefício criativo da agência. Além de políticas ecologicamente corretas adotadas pela Imaginosfera, no fim do ano passado foi implantada a licença-torcedor, para que o funcionário assista aos jogos de seu time do coração em casa.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente