Especialistas em identidade musical

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Especialistas em identidade musical

Pedro, Rafael e Levy. Foto: divulgação.

Com música tudo fica bem mais divertido. Quando há som ambiente em restaurantes e lojas o lugar muda de cara. E quem disse que música ambiente tem que ter orquestra e notas melódicas? Quando tem som próprio, o local fica bem mais convidativo e interessante. Como cada ambiente merece uma trilha sonora especial, nada melhor do que se especializar para criá-las.

Essa foi a ideia que alguns jovens cariocas tiveram: transformar trilhas sonoras em profissão e dar um ar mais alegre às lojas e restaurantes da Cidade Maravilhosa e, porque não, do Brasil inteiro.

A pioneira no setor foi a empresa idealizada pelos sócios Pedro Salomão e Rafael Gasparian. Em 2003, o primeiro intuito da dupla foi o de montar uma produtora de fonogramas para publicidade. "Diagnosticamos que o mercado carecia de uma empresa que não possuísse apenas o lado artístico para produção de trilhas, jingles e spots, mas que também tivesse uma gestão de verdade", afirma Pedro. Com isso, os sócios queriam um atendimento menos burocrático, mais rápido e com menor custo.

Em 2004, Levy, irmão de Rafael, entrou na dança. DJ e produtor, o novo integrante tinha a responsabilidade de produzir trilhas e programações musicais para lojas e restaurantes mais sofisticados. "Os clientes acabavam chegando a ele por conhecer seu gosto musical e principalmente sua história a frente do som dos mais conceituados eventos do Rio de Janeiro", conta Pedro.

Dois anos depois o projeto tomou outros rumos e os amigos e sócios decidiram oficializar a criação de uma empresa que auxiliasse o trabalho do marketing sensorial. Foi aí que nasceu a Rádio Ibiza. "Hoje uma marca não é composta apenas pelas formas tangíveis e físicas como logomarcas, produto e propaganda. A marca quer e precisa estar presente na vida e no dia-a-dia de seu potencial cliente" afirma o profissional.

Hoje, Levy e Rafael Gasparian, Pedro Salomão e José Márcio Almany, comandam uma empresa que atende 500 clientes diferentes, dentre eles a marca de roupas femininas "Farm", que utiliza como identidade a ousadia de cores e tecidos, que deu a possibilidade de incrementar ainda mais o som de fundo. "Foi assim que a trilha da Farm ficou tão marcante. Praticamente lançamos o samba de raiz na moda feminina na Farm", afirma Pedro. "É uma coleção que valorizava o nosso país. Inovamos com o ritmo genuinamente brasileiro".

Outra marca feminina, a "Maria Filó", acompanhou os meninos desde o início, o que deu a possibilidade de dar uma trilha sonora até ao blog da marca. "Hoje a Rádio Ibiza é responsável pela coluna ‘Radiola’, onde damos dicas de músicas e associamos música e moda".

A marca de calçados "Via Mia" foi um dos primeiros clientes da Rádio, sempre pensando no sensorial para atrair os clientes e prepará-los para a próxima coleção. "Na última coleção criamos um remix de um ‘som de caixa de música’, tema da coleção, e colocamos para tocar por 30 minutos nas lojas. Uma produção em estúdio profissional que marcou a coleção", conta Pedro.

Além de marcas, a Rádio tem clientes como o Shopping Rio Design, que deu total liberdade para a criação de um conceito musical. "A busca de um som específico para um shopping que deixava de ser ‘casa’ para ser ‘moda’ precisava de uma identidade que marcasse essa transformação", conta o produtor.

Por isso mesmo, as músicas escolhidas foram trazidas do glamour das passarelas, criando uma programação única. "As trilhas lounges sofisticadas misturavam-se a um jazz, blues e até mesmo um rock indie. Sugerimos ainda a ‘sensorização’ dos espaços externos do shopping a fim de atrair quem passava para um novo estilo", afirma Pedro. Hoje, todo o trabalho desenvolvido para o Rio Design está virando um CD.

Especialistas em identidade musical

Aplicativo de Iphone. Foto: divulgação.

E o repertório continua com grifes como Mixed, Essencial, Mary Zaide, Shopping Leblon, Checklist, Animale, Burguer King, Restaurante Quadrucci, Pakalolo, Spolleto, Manekineko entre outros.

Além da Rádio, Pedro é sócio da Tá Surdo Produções, que, em parceria com a Som Livre, é responsável por ajudar a achar novos talentos da música.


Os sócios pretendem expandir a Rádio Ibiza e levar mais música para diferentes lugares. "Estamos abrindo uma filial em Curitiba e uma em Brasília e, em 2010, chegaremos a São Paulo com escritório", garante Pedro. O jeito é esperar que essa febre domine todos os locais. "O nosso trabalho, é esse, criar e identificar como a música pode, e deve, agregar valor a marca", encerra.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente