Escritório com Feng Shui

Equilíbrio no escritório com Feng Shui

Arte e ciência se combinam com o intuito de manipular as energias do local para que as pessoas recebam essa influência. E quando falamos de escritórios, é possível, sim, criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e equilibrado com o Feng Shui.

Segundo a arquiteta e consultora de Feng Shui, Aline Mendes, são "conceitos que, quando aplicados ao local de trabalho, promovem um ambiente de cooperação, aumentando a produtividade e, mais importante, potencializando energias positivas para a empresa". Com isso, ganha-se em produtividade, em entrosamento da equipe e um ambiente mais agradável.

Praticado na China há mais de três mil anos, o Feng Shui pode ser trabalhado tanto em casas quanto em ambientes de trabalho. A aplicação pode envolver diversas fases da empresa, desde a escolha da sede até a definição, quando possível, da melhor posição para a porta de entrada. E por aí vai.

Confira algumas dicas da especialista:

Evite sentar-se diretamente em frente a uma porta. O fluxo de energia é muito acelerado e pode causar desde falta de concentração até problemas de saúde. Se não for possível mudar a mesa de local, coloque algum tipo de anteparo entre sua mesa e a porta.

Evite, também, sentar-se de costas para a entrada da sala. Essa é, logicamente, uma posição vulnerável. Suas costas devem estar sempre protegidas por uma parede, divisória ou mesmo uma grande estante. Pelo mesmo motivo, é desfavorável sentar-se de costas para uma janela. Neste caso, mantenha a cortina sempre fechada atrás de você.

A posição ideal para uma mesa de trabalho é aquela em que é possível ver a porta de entrada, sem estar exatamente em frente a ela.

Permanecer abaixo de vigas aparentes no teto pode causar dor de cabeça e prejudicar a criatividade. A irregularidade de alturas no teto desvia o fluxo de energia para baixo, causando opressão.


Os ambientes devem ser limpos e bem organizados. A luz artificial deve ser clara, porém suave, através de iluminação indireta, e não brilhante como a das lâmpada aparentes. A luz quente é mais favorável para criar uma atmosfera confortante.

O formato da sala deve ser regular. Formatos irregulares, com quinas e diagonais, devem ser evitados.

Serviço:

Aline Mendes - Arquitetura e Terapia de Ambientes

www.alinemendes.com.br

Por Lívany Salles

Comente