Erros nas contratações

Você já parou para pensar por qual motivo ocorrem tantas demissões? Os funcionários dispensados não se encaixam no perfil da empresaou os processos da empresa estão errados? Essa é a questão levantada pelo consultor Eduardo Ferraz.

"Ao começar uma consultoria sempre me perguntam se os processos estão errados ou se as pessoas, que devem cumpri-los, não têm perfil para a função. Não há processo que funcione quando as pessoas estão nos lugares errados", afirma.

Uma pesquisa realizada pela Catho em 2009 - A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros - apontou as principais razões para desligar um funcionário da empresa: ausência de resultados (25,2%), falta de competência técnica (22,9%), mau relacionamento com o grupo (17,8%), falta de dinamismo (13,0%) e falta de capacidade de liderança (11,3%) foram os principais motivos para a dispensa dos executivos.

"Todo mundo, sem exceção, deixa um rastro na vida. Esse rastro do passado dá indícios fortes sobre as tendências futuras. Por isso, se você é a pessoa responsável pela contratação, coloque uma lupa no histórico dos candidatos", aconselha.

Ele propõe que cada candidato responda a perguntas certas, que vão identificar alguns aspectos da personalidade:

1. Resuma sua vida até os 18 anos de idade.

2. Resuma sua vida dos 18 anos até hoje.

3. Descreva seu histórico escolar.

4. Quantos empregos teve? Por que saiu de cada um deles?

5. Você já foi promovido? Explique os porquês.

6. Que trabalhos voluntários fez? Descreva-os.

7. Descreva seus pontos fortes.

8. Descreva seus pontos fracos.

Para ele, é questão de identificar se a personalidade do candidato tem a ver com o cargo e os valores da empresa.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: carreira empresa trabalho contratação