Entrevista de emprego via Skype: como proceder?

Entrevista de emprego via Skype

Foto: Ambro http://goo.gl/GjBqu

Com as novas tecnologias, as entrevistas presenciais ganharam bons aliados. Devido à falta de mão-de-obra local, é comum que as empresas ampliem seus leques e contatem profissionais de outras cidades ou estados. E para evitar gastos com deslocamento, o Skype tem sido muito utilizado para reduzir as distâncias entre selecionador e candidato.

Assim como nas entrevistas presenciais, algumas regrinhas básicas precisam ser seguidas para que a comunicação entre as partes seja promissora. Cintia Bortotto, psicóloga e especialista em Recursos Humanos, conta que a pessoa a ser entrevistada deve se portar como se estivesse conversando pessoalmente com o selecionador.

"É preciso estar bem apresentável, bem vestido, com roupas discretas, limpas, passadas e estar concentrado. Uma entrevista é um momento muito importante, no qual o candidato deve informar ao seu entrevistador os seus principais resultados e conquistas alcançados e passar confiança, seriedade", aconselha.

A comunicação não-verbal é outro aspecto que merece atenção. Conforme explica Cintia, as pesquisas mostram que apenas 7% da comunicação é feita pela voz, 38% pela inflexão da voz e 55% pela expressão facial e linguagem corporal, de forma que a maior parte se concentra neste aspecto. Assim, diálogos decorados, e até certo ponto convencíveis, podem ser desmascarados pelas expressões não-verbais.

"Se uma pessoa diz: ‘nossa, eu sou super discreta’, mas se apresenta com decote e maquiagem forte, o entrevistador irá acreditar no que está vendo e não no que está ouvindo. Então o candidato deve evitar palavrões e expressões de baixo calão, prestar atenção na postura e não ficar encolhido demais ou debruçado sobre o selecionador. Tudo isto fala da pessoa e de seu comportamento.

O local a ver visualizado pelo selecionador também conta pontos. Por isso, Cintia aconselha que o candidato escolha um local neutro, com uma parede clara ao fundo e boa iluminação. Também é importante escolher garantir que não haja barulhos ou interrupções de outras pessoas durante a comunicação com o entrevistador.

Ao definir a roupa ideal para a ocasião, as regras não mudam: dê preferência às calças escuras para não chamar atenção e blusa sem decotes. Bijuterias em excesso também devem ser evitadas. Na maquiagem seja discreta. Evite sombras e use batom leve, blush suave, lápis e rímel. "Os cabelos também devem estar bem penteados e cortados. Se forem armados, sugiro que estejam presos, mesmo que parcialmente, pois assim o conteúdo e o cabelo da pessoa não vão "brigar" pela atenção do entrevistador.", diz.


Para se autoavaliar treine bastante antes de iniciar a entrevista. "Com o skype é possível utilizar a webcam sem estar conectado, assim você pode se ver falando e eventualmente mudar trejeitos e gestos. E na hora da entrevista, olhe para a tela, para poder se observar enquanto fala". O treino também ajuda o candidato a testar o áudio e o vídeo para evitar contratempos.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente