Entrevista de emprego na concorrência

Como se comportar quando a entrevista de emprego é na empresa concorrente? Certamente, uma situação um tanto quanto delicada, que envolve questões éticas e informações sigilosas. Por exemplo, falar em números e metas alcançadas é natural e um fator bastante positivo durante uma entrevista. Porém, nesse caso, trata-se de um dado que pode ser usado pela companhia concorrente.

E, atualmente, com a falta de mão-de-obra especializada em diversos setores, como TI e construção, verifica-se a necessidade de ir buscar profissionais de destaque em outras companhias. Portanto, além de delicada, é uma situação que vem se tornando cada vez mais comum.

Para especialistas, o mais importante é manter a discrição sobre determinados assuntos. Mais do que isso, caso perceba que o intuito é realmente arrancar certos dados com perguntas específicas sobre a empresa, não fique constrangido em dizer o quanto não se sente à vontade para fornecer tais respostas confidenciais.


Tal atitude respeitosa deverá ser levada em conta na entrevista. Afinal, se um dia estiver em situação semelhante, o contratante vai saber que não irá compartilhar as informações da organização.

Por Lívany Salles

Comente