Entrevista de emprego em inglês - como se preparar

Curso treina o aluno para entrevista de emprego em

Muitas pessoas se queixam de não conseguirem um bom emprego. Por outro lado, empregadores reclamam de não encontrarem profissionais qualificados para a vaga. Os noticiários confirmam: as oportunidades existem. Para ajudar na recolocação ou promoção de trabalhadores, escolas de idiomas têm oferecido cursos que treinam os alunos para entrevistas de emprego em outro idioma.

A proposta desse curso, chamado Job Interview, é ajudar o aluno a conquistar a tão sonhada vaga. Miriam Magalhães, administradora e proprietária da escola Universal Studies, afirma: "Nós nos preocupamos com o ser humano. Inglês é uma ferramenta, ensiná-lo apenas todo mundo faz". Antes de o curso ter início, o aluno preenche um formulário, em inglês e em português, a partir daí o curso é preparado para aquele aluno. O intuito é que o candidato não se surpreenda com uma possível pergunta do entrevistador. As áreas de atuação também são consideradas durante o curso.

Miriam explica como funciona o curso: "Preparamos o candidato para ser entrevistado por telefone, sem aviso prévio, afinal isso pode acontecer. Filmamos o candidato respondendo às perguntas praticadas durante seu treinamento e melhoramos o marketing pessoal do candidato em inglês", conta. "Além da própria entrevista, damos aulas sobre liderança, administração de tempo, técnicas de negociação e criatividade, tudo em inglês". As aulas são indicadas para pessoas que já têm bons conhecimentos do idioma.

A empresária garante que, durante a entrevista, ser agradável é indispensável. "Seja uma pessoa vibrante. Sinta paixão por aquilo que deseja fazer. Seja um entusiasta!", recomenda Miriam, que dá dicas: "Após sua entrevista, envie um email em inglês/português agradecendo ao tempo da pessoa e a oportunidade. Marque dessa forma a sua presença. Demonstre interesse na vaga e disposição para fazer o que for necessário para atender às expectativas do cargo. Não foque naquilo que não faz tão bem, foque nos seus diferenciais. Mostre integridade - caráter!"

Alguns candidatos não sentem segurança no domínio da língua e acabam, durante a entrevista, se desculpando pelo seu desempenho. "Muitas vezes o seu inglês é o suficiente para o que estão procurando. Portanto, fique quieto", recomenda Miriam. "Nunca vá para uma entrevista sem ter praticado as respostas para as perguntas que provavelmente farão. Evite dizer "não sei" (I don’t know), ou demorar muito tempo para responder uma pergunta, como se nunca tivesse pensado naquela possibilidade".


É importante ser firme nas respostas, mostrar ao entrevistador que você está preparado para assumir a vaga. "Saiba ouvir! Entenda o que o entrevistador está procurando numa pessoa e afirme que você é a pessoa certa para aquele cargo", finaliza Miriam.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente