Eneagrama - Identifique seu tipo profissional

Eneagrama  Identifique seu tipo

Foto: Hero/Corbis

No ambiente corporativo existem diversos tipos de liderança e equipes. Uns mais prestativos e outros autoritários, alguns gostam de construir laços de proximidade com seus colegas de trabalho ou subordinados e existem aqueles que são extremamente perfeccionistas e sempre acham que tem algo errado.

Essas diferenças ocorrem pelas variadas personalidades existentes numa empresa. Para melhorar o relacionamento interpessoal dos colaboradores e também para ajudá-los a desenvolver um conhecimento pessoal e profissional, uma ferramenta que tem sido muito utilizada pelas empresas é o eneagrama.

Trata-se de um sistema de autoconhecimento que traz à tona as nove principais estratégias de formação da personalidade humana. "A palavra deriva do grego (ennea = nove, grammos = figura) e faz alusão aos nove pontos identificados ao longo da circunferência externa do seu diagrama", explica Alexandre Timmers Montandon, coach e escritor do livro "A Chave do Universo - As Nove Máscaras e o Eneagrama".

Montandon afirma que para entender melhor a sua finalidade, é preciso imaginar, por um momento, quais ganhos você poderia ter se desvendasse as estratégias do seu inconsciente que influenciam diretamente as suas escolhas racionais. "É como olhar para um mapa e ir, aos poucos, descobrindo novos caminhos a respeito de suas potencialidades, valores e essência", diz.

Nesse sentido, o coach descreve que aprender sobre as características que formam a sua personalidade pode ajudar o profissional a melhorar a sua inteligência emocional, a comunicação assertiva e o desenvolvimento de comportamentos e atitudes mais saudáveis. "Cada indivíduo tem suas experiências de vida, suas habilidades e competências, seus talentos, seu momento e sua história. Partimos desse ponto para ajudar o próprio indivíduo a descobrir caminhos para evoluir, tanto na vida pessoal como na profissional", descreve.

Segundo o coach, a aplicação no ambiente profissional serve para que as pessoas compreendam que cada indivíduo tem uma estratégia inconsciente que orienta suas verdades e seus comportamentos. "Muitos conflitos se resolvem e dão espaço a um clima maior de respeito. Existe uma melhora imediata na qualidade do diálogo e uma maior aceitação ao outro e às suas diferenças", informa.

Com uma compreensão maior a respeito de suas próprias motivações e comportamentos, cada indivíduo passa a visualizar com mais clareza seus pontos fortes e fracos dentro daquele contexto de trabalho. "A medida que o indivíduo se aprofunda nesse conhecimento sobre si mesmo, ele passa a ter maior domínio das emoções e uma visão mais clara de seus objetivos pessoais. Isso traz uma maior capacidade de fazer escolhas assertivas na sua vida", conclui Alexandre Timmers Montandon.

Eneagrama  Identifique seu tipo

Entenda cada um dos nove conceitos, descritos por Alexandre Timmers Montandon:

1 - Ética e Perfeição (e ordem)

A atenção dessas pessoas é direcionada para o que está errado ou para o que pode ser corrigido ou melhorado. Tudo que faz precisa ser bem feito, baseado nos seus altos padrões éticos e morais estabelecidos. A responsabilidade ou trabalho vêm antes da diversão. Busca ser perfeito, correto e íntegro.

2 - Amor e Ajuda (e orgulho)

A atenção se volta às necessidades do outro: "As pessoas precisam da minha ajuda". Sente essa necessidade de ajudar ou agradar e se orgulha disso. Mas, ao focar demasiadamente nas demandas alheias, acaba negligenciando suas próprias necessidades. No fundo, busca sentir-se amado e indispensável.

3 - Desempenho e Sucesso (e aplausos)

Sua atenção está sempre voltada a realizar múltiplas atividades, tarefas, metas e conquistas futuras. Fazer e realizar, sempre e a toda hora, é sua filosofia de vida. Ser reconhecido pelos seus feitos e conquistas além de manter uma boa imagem é sua busca diária. Além disso, ele procura ter valor e reconhecimento.

4 - Originalidade e Sensibilidade (e melancolia)

A atenção vai para aquilo de importante que está faltando. Uma sensação de "doce melancolia". Idealiza o momento perfeito e almeja o inalcançável. Ele valoriza ou dramatiza seus sentimentos e emoções mais profundos. Busca sentir-se especial, original e único.

5 - Observação e Sabedoria (e privacidade)

A atenção se volta a observar o mundo à distância, evitando contato com os seus sentimentos e a armazenar um grande número de conhecimentos e informações possíveis. Mantém-se cerebralmente ocupado, "vivendo na sua mente". O pensar precede ou até substitui o fazer. Valoriza muito a sua privacidade. Busca sentir-se competente e capaz.

6 - Lealdade e Segurança (e dúvidas)

A atenção vai para aquilo que pode dar errado ou ser perigoso: "O mundo é um lugar ameaçador". Imagina diversos cenários negativos para estar preparado caso o pior aconteça. Age com cautela, questiona, duvida sempre com o "e se...", pois está atento a ameaças e perigos. Busca ter segurança e apoio.

7 - Otimismo e Prazer (e novidades)

A atenção vai para tudo que traz alegria e é estimulante. "A vida é um palco de prazeres e oportunidades". Idealiza mil planos e projetos. Foge de rotinas ou qualquer coisa que prive seu prazer ou cause dor. Perde o foco diante de tantos interesses e projetos. Busca ser feliz.

8 - Proteção e Justiça (e controle)

Sua atenção está voltada para o controle, força, poder, justiça e verdade. Gosta de se impor e assumir o controle. É tudo ou nada, é oito ou oitenta. Procura depender o mínimo possível de alguém e conta sempre consigo mesmo. Valoriza a independência e autossegurança. Busca ser forte, proteger-se e estar no controle.

9 - Paz e União (e sossego)

A atenção vai para as demandas dos outros e para a busca de harmonia e paz. "Pra que se estressar?" Evita conflitos, adia suas prioridades. As necessidades dos outros parecem mais claras e urgentes. Busca estar em paz e em harmonia. Esquece de si mesmo: "Deixa a vida me levar, vida leva eu...".

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente