Encontro de Mulheres Líderes

De acordo com dados de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 44% da população economicamente ativa são mulheres. A participação feminina em cargos de gerência aumentou cerca de 10% entre 1994 e início de 2007. Hoje 22,16% dos cargos de gerência são ocupados por mulheres, em 94 eram apenas 12,42%. Já existem 15,14% de executivas ocupando cargos de presidência em empresas.

Para debater esta expansão, ontem foi realizado em São Paulo o 1º Encontro de Mulheres Líderes. O evento foi realizado pela empresa Agenda de Negócios, em parceria com a revista AmericaEconomia. Importantes mulheres que conseguiram se destacar nos negócios das empresas palestraram neste encontro que abordou questões como competitividade, produtividade, gestão e resultados.

Destacaram-se, entre outras, nomes de palestrantes como Maria Fernanda Teixeira, presidente para América Latina do ICT Group e do Grupo de Executivas de São Paulo, Claudia de Carvalho Alves, presidente da Enterpa, Alexandra Periscinoto, presidente da SPCOM, Patrícia Franzini, diretora de RH da EDS. Mulheres que com suas atuações melhoraram a performance dos negócios de suas empresas ou sob sua influência.

“Não se trata de um evento somente para mulheres, e sim de um evento de negócios, de lideranças”, diz Maria Cláudia Gavioli, diretora da Agenda de Negócios. “Não tratamos de posições feministas, mas de uma realidade de mercado.”

Por Karina Conde

Comente