Emprego novo: 5 dicas para tornar o currículo mais atrativo

Currículo dicas

Foto - Shutterstock

É fato: recrutadores e RH não leem todos os currículos que recebem; apenas os mais atrativos. Por isso, é importante garantir que o seu seja um deles, certo? Além das suas qualificações, é importante ficar atenta a algumas dicas que ajudam o currículo a te dar um novo emprego. Veja 5 dicas para fazer seu currículo se destacar.

1 - Evite ser deletado

Vá direto ao ponto e no assunto do email, coloque o nome da vaga para o qual está se candidatando. Isso serve também para seu email ser localizado caso o recrutador o guarde, para outras oportunidades. E se o currículo for mandado em PDF, DOC ou PPT, deixe seus dados pessoais nele, e não no corpo do email. Assim não corre o risco de, de repente, alguma informação de contato ser perdida.

2 - Use a primeira pessoa

No começo do currículo, liste suas qualificações em primeira pessoa, por exemplo: "Em tal empresa, eu desenvolvi...". Isso faz você parecer uma candidata segura e focada.

3 - A fonte faz diferença

Escolha apenas uma! Nada de colocar títulos em fontes diferentes (currículo não é agenda de escola). Um único tipo de letra deixa o currículo mais claro e também mais sério. Prefira as fontes mais tradicionais, como Arial, Verdana e Calibri.

4 - De olho no tamanho

Um currículo muito longo perde pontos e o menor tamanho de letra indicado é o 11. Se você tem muitas experiências e qualificações, resuma-as, deixando o currículo com duas folhas, no máximo.

5 - Não exagere na foto

Colocar foto no currículo ajuda bastante na seleção. No site LinkedIn, por exemplo, aumenta em três vezes as chances de seu currículo ser lido. Mas a foto tem que passar seriedade; nada de decotes, maquiagem exagerada e penteados típicos de balada.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: emprego dicas currículo rh qualificações