Emprego dos sonhos

Emprego dos sonhos

Cris Berger em ação

Passar a vida trabalhando é rotina para muita gente. E não pense que se tratam de pessoas infelizes, pelo contrário, afinal, elas escolheram o emprego dos sonhos, invejado por muita gente. Sem rotina, nem cartão de ponto, o escritório delas é em vários cantos do Brasil e do mundo.

Sempre em busca do novo, a fotógrafa e jornalista Cris Berger caiu na área de turismo por acaso. Depois de fazer uma reportagem em uma de suas viagens, ela resolveu oferecê-la a uma revista, que acabou a comprando. "E nunca mais parei, me sinto plenamente realizada com o meu trabalho", diz.

Cris produz fotos para o mercado publicitário e editorial. Também escreve textos para várias revistas, além de produzir matérias sobre vinhos e gastronomia, isso desde 2004. Algumas de suas histórias estão em seu próprio blog, "Dicas de Viagem". E muitas fotos em seu livro "69 lugares para amar", com dicas de vários endereços românticos para os casais apaixonados passarem a sua lua-de-mel.

Sempre com o passaporte na bolsa, ela apenas faz questão de ter na mala equipamentos de fotos e cartão de crédito. "O resto eu posso esquecer e compro onde for. Nunca minha mala pesa mais do que nove quilos. Ah, sim, também não pode faltar o meu tênis de corrida", conta.

Antes de embarcar, ela sempre busca fazer uma pesquisa básica dos melhores lugares para ficar e da cultura do local. "Mas adoro o elemento surpresa e curiosidade para me guiar. O tradicional pode ser visto com um olhar diferente. E o diferente, a gente encontra no faro", acrescenta. Mas quando ela está no seu momento zen, prefere voltar a sua casa em Porto Alegre. "Há momentos para conhecer novos lugares e outros para estar quietinha. Gosto dos iguais de forma iguais. Mas quando estou em Porto sou bem caseira".

Na sua listinha de lugares ideais, a jornalista tem Los Cabos (México) no seu coração. "O resort Las Ventanas al Paraiso é um lugar que você vai com o homem da sua vida e pensa: cumpri minha existência!", brinca. Cris está divorciada há um ano. "Minha carreira agradece". Por isso, hoje em dia inviste em namoros. "Dá para equilibrar numa boa. Mas existe um esforço e malabarismo da minha parte". Sobre isso, ela relatou a sua opinião em seu blog, depois de assistir ao filme "Amor sem Escalas", cujo o personagem principal é o executivo Ryan Bingham, interpretado por George Clooney, que passa a vida em hotéis e aeroportos.

"O filme vai indo bem até que cai na vala comum, a conclusão dele é: homens e mulheres só são felizes quando estão casados, quando estão com alguém. Como assim? Nada como uma esquina, um check-in, um embarque e desembarque para que a vida (esta bela experiência chamada vida) nos "apronte" uma surpresinha, destas que não esperamos e cai tão sob medida", opina.

[galeria]

No momento, ela está fotografando vários condomínios no litoral e pretende ir ao Chile. Assim como Cris, a jornalista Manuela Nogueira, do Guia Quatro Rodas, também está curtindo uma folguinha no Carnaval. Está em Salvador, mas não a trabalho. "Como é um dos destinos mais procurados nessa data, para quem quer ir lá, a minha dica é sempre planejar com um ano de antecedência, para curtir os melhores lugares, a um custo menor", recomenda.


Seus próximo destinos ela não revela, afinal, precisa estar no anonimato para fazer suas avaliações das pousadas e hotéis, apenas diz que vai colocar as suas impressões no guia quando paga a conta do hotel. Sobre conciliar relacionamentos e viagens, ela é bem resolvida. "Ele é americano e mora nos Estados Unidos. Mas acho que as viagens não atrapalhariam mesmo se a gente morasse no mesmo país. Conheço casais que passam por isso numa boa", finaliza.

Por Juliana Lopes

Comente