Perguntas que sempre fazem nas entrevistas de emprego

Perguntas que sempre fazem nas entrevistas de empr

Ansiosa para conseguir um novo emprego? Então, lá vai uma dica certeira: seja lá qual for sua profissão, na entrevista você será questionada sobre diversos aspectos comuns a toda carreira. O que, convenhamos, facilita bastante o preparo prévio para encarar o recrutador!

Por isso, o Vila Sucesso apresenta hoje para você as perguntas que normalmente são feitas aos candidatos a uma vaga de emprego. Questões desse tipo, segundo Gisele Andriotti, consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, têm o objetivo de avaliar se o perfil do profissional está alinhado às expectativas e valores da organização.

"Às vezes acontece de o candidato ter uma ótima experiência e perfil, mas objetivos e valores diferentes dos da empresa, o que dificultaria sua permanência". Veja os exemplos citados por ela.

- Como sua equipe o vê?

"O candidato deve mencionar aspectos positivos em relação ao seu trabalho em equipe que já foram sinalizados por seu grupo, tais como: prestatividade, flexibilidade, conhecimento, iniciativa, dentre outros".

- Como você administra o tempo e demandas de trabalho?

"O profissional deve informar como organiza seu dia a dia, principalmente em relação ao estabelecimento de prioridades".

Gisele diz que em uma entrevista de emprego não existem respostas certas ou erradas. "O importante é que o candidato relate suas experiências de maneira clara e sincera e demonstre interesse pela vaga. Como preparação, ele deve buscar informações sobre a empresa contratante e descansar para ter concentração e disposição no momento da entrevista".

Nós conversamos também com os profissionais do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo, que selecionaram dez perguntas das mais comuns feitas em entrevistas de emprego. Veja as dicas de respostas para se dar bem!

1. Quais são seus pontos fortes?

O candidato deve listar suas principais características e eleger o que considera ser atributos de um talento. Pense em sua rotina profissional e escolha as qualidades que mais o definam no trabalho.

2. Quais são os seus pontos a desenvolver?

Cite um exemplo e foque no que você está fazendo para superar a dificuldade. Não dê respostas pré-moldadas como: autocrítica, perfeccionista, persistente, fazendo com que as respostas dos candidatos sejam sempre as mesmas.

3. Quais são seus objetivos a longo e curto prazo?

O candidato tem de pensar qual é o seu objetivo antes da entrevista. Só assim vai saber se determinada oportunidade de emprego é interessante para ele. O erro da maioria dos candidatos é aceitar uma proposta sem saber o que é relevante para sua trajetória profissional.

4. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.

É esperado que o candidato "venda" o seu produto nesta hora. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa. Exponha sua vontade de aprender e crescer profissionalmente e quanto contribuirá com a organização.

5. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

6. Por qual motivo você saiu da empresa anterior?

Seja qual for o motivo, justifique bem, a sinceridade é importante nesta hora, porém o mais comum são candidatos em busca de crescimento profissional e melhores oportunidades de carreira.

7. Por que você escolheu essa área/carreira?

Nesta hora é importante mostrar como você se identifica com a área, dedica-se a ela e sente prazer no que faz.

8. O que você considera importante em uma empresa?

Responda com palavras que estejam ligadas aos seus valores pessoais. Exemplos: organização, seriedade, valores profissionais e sociais, conforto para trabalhar, oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

9. Vamos falar sobre salário. Em quanto você está pensando?

Antes de chegar à entrevista, descubra quanto uma pessoa com sua experiência está recebendo, em média, por um emprego como este. Você pode querer responder "bem, é algo no qual tenho pensado bastante e creio que alguém com a minha experiência deve receber algo entre X e Y" ou então "no momento, estou mais interessado em saber o quanto este emprego poderá adicionar à minha carreira".


10. Você tem algo para me perguntar?

Esta também é uma das perguntas mais feitas em entrevistas e está diretamente relacionada à pesquisa realizada por você antes de chegar à entrevista e te dá a chance de mostrar o quão preparado você está. Sempre tenha questões prontas, pois errar aqui é uma ótima maneira de terminar a entrevista de forma lamentável. Perguntas relacionadas a quando começará a trabalhar se contratado cabem bem nesta hora.

Por Adriana Cocco

Comente