É hora de prestar concursos públicos!

concursos públicos

© Wavebreak Media Ltd/Veer/Corbis

Ter um cargo público pode ser ótimo, seja pelo salário ou, principalmente, pela estabilidade. Fortes boatos dão conta de que 2014 será perfeito para quem deseja ingressar em uma das quase 50 mil vagas abertas este ano. Já sabe como vai fazer para garantir a sua? Organização deve ser a palavra de ordem!

Se você está longe da escola há muito tempo, a coach executiva Susana Azevedo (http://www.ns2a.com/) recomenda uma preparação gradativa e de longo prazo. "O concurso público exige uma atualização constante sobre os temas que estão em alta no momento. Uma boa dica é ler jornais e revistas da atualidade", afirma.

Além disso, cursos específicos para prestadores de concurso podem ensinar os métodos utilizados nas provas e o tipo de resposta esperada.

Ao adaptar o estudo à sua rotina, procure um lugar em que você possa se concentrar e faça uma tabela com horários - que deve conter no mínimo 40 minutos diários de estudo pelo menos durante 4 dias da semana.

"Não se esqueça de incluir atividades físicas no planejamento, pois certos concursos incluem testes de aptidão física e de resistência. Além disso, a mudança de foco proporcionada por outras atividades ajuda a assimilar melhor o conteúdo adquirido", explica a especialista.

Qual o concurso certo para mim?

Você precisa, primeiramente, determinar a área de atuação que mais combine com você ou que tenha alguma relação com experiências e estudos anteriores. Essa será sua nova profissão e a compatibilidade é fundamental. Valdizar Andrade (http://www.valdizarandrade.com.br/), coach para concursos e treinador organizacional, indica: "A escolha de qual carreira pública seguir deve levar em conta fatores como formação, experiência profissional, vocação e afinidade com as atribuições do cargo".

Outra boa opção é prestar um concurso que não necessite de formação especializada ou requisite apenas o ensino médio. "Os concursos que não exigem formação específica muitas vezes pedem comprovação de experiência na área, como em algumas vagas para auxiliar administrativo", alerta o coach. Por isso, quando for fazer a inscrição, esteja atenta ao nível de escolaridade exigido.

E quando decidir, de fato, prestar um concurso, tenha isso como uma decisão tomada e dedique-se para fazer o melhor. "Dificuldades surgirão no caminho, como distrações e cansaço, mas o seu diferencial será a dedicação e foco!", incentiva Andrade.

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: carreira dinheiro vagas concurso publico