Disciplina é regra para trabalhar em casa

Disciplina é regra para trabalhar em casa

Na hora de ir para o trabalho, imagine não enfrentar trânsito, não ter que realizar refeições fora de casa, ajustar os horários de acordo com as necessidades. Para que tudo isso fosse possível, seria necessário trabalhar sem sair de casa, certo? Pois este é o sonho de muita gente.

Porém, o que à primeira vista pode parecer fácil e vantajoso, não é tão simples assim. Organização e muita disciplina são quesitos fundamentais para quem quer trabalhar em casa. É o que garante o empresário Nelson Pinha, que há 18 anos começou a agência More Turismo nos cômodos de sua casa, em São Paulo. "É preciso disciplina para delimitar onde está a casa e onde está a empresa. Se não for assim, dá ar de desordem e o cliente percebe isso", aconselha.

Para separar a vida profissional da vida pessoal, ele conta que a rotina era igual a de um trabalhador comum. "De manhã, tinha horário para tomar café, banho e entrar no serviço. Depois fechava os outros cômodos e iniciava o trabalho. O horário de almoço era feito no refeitório adaptado dentro de casa. E na hora que terminava o expediente, organizava a mesa, fechava a sala e ia para os outros cômodos", descreve. Além disso, "tinha dois funcionários e pedia para que usassem a porta de serviço para não ficar um entra e sai de funcionários, amigos ou parentes. Fazia questão de que fosse um ambiente tranqüilo", relata.

Outras regras que devem ser mantidas: pausas para observar redes sociais, assistir televisão ou conversar com amigos no meio do expediente devem ser evitadas. É importante também vestir-se adequadamente para receber possíveis clientes ou mesmo para manter um "clima" de trabalho.


Mais do que o conforto do lar, existem as vantagens econômicas. O empresário revela que só foi viável anos depois abrir a empresa em um espaço comercial graças às facilidades de ter começado a trabalhar em casa. "Embora tivesse toda a documentação e reconhecimento legal de uma agência, não precisava arcar com o aluguel do espaço. E isso me ajudou a montar a agência que tenho hoje", conclui.

Por Lívany Salles

Comente